Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9768
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Teixeira, Tiago do Paço
Advisor: Vaz, Luis Miguel Teixeira
Keywords: Educação Física
Ensino
Issue Date: 10-Jan-2020
Abstract: O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde expus detalhadamente o decorrer do ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Neste estágio, que foi monitorizado pelo professor José Pires, sobre a supervisão do professor Luís Vaz, foi me atribuída a turma B do 11º ano composta inicialmente por 29 alunos. Ao longo do presente relatório serão abordados todos os passos realizados para preparar o ano letivo de forma apropriada. Este trabalho será dividido em três partes, na primeira faço uma referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento institucional, a terceira consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido e em quarto as atividades que participei, organizadas pela escola. Ao longo deste ano, foi-me permitido lidar com o quotidiano desta profissão que optei, permitindo assim aplicar todos os conhecimentos teóricopráticos que fui adquirindo ao longo dos anos, sendo que desenvolvi novos conhecimentos e estratégias com o enfrentar de dificuldades que só a prática nos fornece. O objetivo deste trabalho é transmitir todos os passos que fui dando ao longo do ano letivo, falando sobre as dificuldades que surgiram, visto que foi através delas que melhorei a minha forma de estar perante o estágio. Este relatório é um reflexo do trabalho que realizei ao longo do estágio pedagógico, onde podemos constatar, que este é um momento muito importante na nossa formação como docentes, pois permite colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda obter novas estratégias que só o contacto com os alunos permite adquirir. A Prática de Ensino Supervisionada tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estagiário, no início surgiram bastantes dificuldades o que levou a alguma ansiedade, no entanto com o passar do tempo e com a ajuda de todos os intervenientes todas as dificuldades foram sendo superadas permitindo uma enorme evolução como professor, assim sendo todas as expetativas foram superadas tirando um balanço muito positivo em relação ao estágio uma vez que todas as propostas foram cumpridas.
The present document refers to the internship report, where I detailed exposed the 2018/2019 school year in the Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. At the internship, that was monotired by the teacher José Pires, under the supervision of the teacher Luís Vaz, it was attributed to me the 11th year class composed by 29 students. During the present report it will be approached all the steps realized to prepare the school year properly. This work will be separated in three parts, in the first I do a reference to my personal framework, the second part it’s related to my institutional framework, the third it’s based in the pedagogical report where I describe the developed shores, and four activities that I participated, organized by the school. During this last year, it was allowed to me dealing with the day-by-day of this profession that I opted to follow, allowing applying my teorical-pratical knowledge that I obtained during the years, being that I developed new knowledge and strategies facing the difficulties that only pratical gives us. The goal of this work it’s to share my steps that I gave during the school year, talking about the difficulties that appeared, since through them I upgraded my form of being during the internship. This report it’s a reflex of the work that I realized during the pedagogical internship, where we can note, that’s a very important moment I our formation as a teacher, because it allow us to practice our acquired knowledge, and obtain new strategies that only the contact with students allows us to gain. The practice of Supervised Teaching, has a fundamental paper to the intern development, at the beginning there were a lot of difficulties which led to some anxiety, however, with the passage of time and with the help of all stakeholders, all difficulties were overcome allowing a huge evolution as a teacher, so all expectations were overcome taking a very positive balance in relation to the internship since all proposals have been fulfilled.
Description: Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9768
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago do Paço Teixeira.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.