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dc.contributor.advisorSampaio, António Jaime da Eirapt_PT
dc.contributor.advisorTravassos, Bruno Filipe Ramapt_PT
dc.contributor.advisorPui Lam Wongpt_PT
dc.contributor.authorCoutinho, Diogo Alexandre Martinspt_PT
dc.date.accessioned2020-04-20T14:29:46Z-
dc.date.available2020-04-20T14:29:46Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9789-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências do Desporto apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
dc.description.abstractA capacidade de os jogadores identificarem e utilizarem a informação do meio-ambiente para sustentarem as suas ações no futebol é fundamental para se atingir elevados níveis de rendimento. Assim, e numa perspetiva de desenvolvimento a longo prazo, é importante que o processo de aprendizagem dos jogadores durante as suas etapas de formação seja fundamentado na relação perceção-ação. Para este efeito, os jogos reduzidos têm sido amplamente utilizados, uma vez que permitem acoplar as ações dos jogadores com a informação ambiental. Contudo, diferentes constrangimentos parecem enfatizar diferente informação, e portanto é importante perceber quais os efeitos que diferentes manipulações têm. Adicionalmente, a inclusão de variabilidade nas tarefas de treino parece favorecer o desenvolvimento da capacidade adaptativa dos jogadores. Contudo, é necessário desenvolver mais investigação que possibilite compreender melhor os seus efeitos . Assim, os objetivos desta tese foram: 1) explorar de que modo diferentes manipulações individuais e da tarefa afetam o comportamento de jovens jogadores de futebol; 2) explorar os efeitos agudos e a longo prazo da prática de tarefas com variabilidade acrescida no comportamento de jovens jogadores (sub-13, sub-15 e sub-17). Os dados recolhidos dos diferentes contextos foram analisados usando técnicas de processamento não lineares, análise de tempo e movimento e análise notacional. Na perspetiva da manipulação de constrangimentos individuais, sob fadiga muscular, os resultados evidenciaram uma redução da exigência física que foi acompanhada por um aumento do comportamento coletivo (maior sincronização de movimentos). Contrariamente, com fadiga mental os resultados demonstraram uma redução do desempenho físico, bem como do comportamento coletivo (menor sincronização de movimentos), efeitos que tendem a ser exacerbados na presença de informação adicional (por exemplo, linhas de referência). Na perspetiva da manipulação de tarefas, a presença de referências externas (jogar com linhas exteriores completas ou tracejadas) parece providenciar informação que os jogadores usam para agir mais coletivamente (maior sincronização de movimentos) e para decidir que ações técnicas executar, em contraste, a presença de referências internas (linhas de corredor e sectores) parece enfatizar mais a informação relacionada com o espaço do que a informação relacionada com os colegas, afetando o comportamento coletivo (menor sincronização de movimentos). A inclusão de variabilidade adicional nas tarefas de treino reduz a capacidade de desempenho dos jogadores quando analisado de forma aguda (manipulação dos limites externos do campo de forma dinâmica durante a tarefa), no entanto, a longo prazo (efeito de programa de treino de 10 semanas) parece favorecer o desenvolvimento do comportamento dos jogadores em contextos dinâmicos. Em suma, os resultados destes estudos procuraram aportar informações que possam servir de suporte às decisões dos treinadores para a criação e implementação de tarefas de treinopt_PT
dc.description.abstractAchieving high levels of performance in association football depends upon the players ability to identify and use the most relevant information from the environment to unfold goal-directed behaviors. Based on these considerations and from a long-term perspective, it is fundamental that youth players learning process are sustained in the continuous information-perception couplings according to their specific practice context. For that purpose, small-sided games have widely been used in the training process since it allows to develop the players physical, technical and tactical skills while attuning their actions to the performance context. However, distinct training tasks and individual constraints are likely to emphasize different information, and consequently, it is important to understand the effects that different manipulations promote. In addition, adding variability to the practice contexts have been considered as useful approach to develop players’ adaptability, nevertheless further research is required to better understand it effects in the development of youth players’ performance. Therefore, these thesis aims were: 1) explore how different individual and task constraints manipulations affected youth football players’ behavior to better support the design of appropriate training tasks. 2) explore the acute and long-term effects of practicing tasks with additional variability on the players’ behavior. To accomplish these aims, a total of 6 original manuscripts were developed using different age groups (Under-13, Under-15 and Under-17). The data collected from the different scenarios were analyzed using non-linear processing techniques, time-motion analysis and notational analysis. From the individual manipulations perspective, playing with muscular fatigue decreased the physical demands while increasing the players movement synchronization. Regarding to the effects of playing with mental fatigue, the results shown impaired physical performance and movement synchronization, effects that seems to be exacerbated in the presence of additional task information (reference lines). From task manipulation perspective, playing with the presence of external references (full line and dashed conditions) seems to provide boundaries that helps the players to behave more collectively and to decide which actions to take, in turn, adding internal references (corridor and sectorial lines) seems to emphasize more information related to the space than to the teammates, affecting the team collective behavior. From a short-term perspective (acute effects), adding variability to the tasks seems to decrease the players’ performance (dynamic manipulation of the pitch external boundaries), however, from a long-term perspective (10 weeks intervention program) it seems to improve the players’ ability to perform in dynamic contexts. Overall, the results from these studies aimed to provide important practical information that may allow coaches to better design and apply training tasks that help to improve players’ adaptability and performance during dynamic scenarios.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectfadiga mental;pt_PT
dc.subjectjogos reduzidospt_PT
dc.titleTraining environments and performance in youth football playerspt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
Appears in Collections:DCDES - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

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