Museu da Casa Grande (Freixo de Numão) – Didáctica da Arqueologia e Acção Educativa

Data
2007
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Projetos de investigação
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Resumo
O presente trabalho de investigação teve como objectivo averiguar sobre a função social, cultural e educativa das instituições museológicas. Sendo o museu, um espaço privilegiado para preservar, estudar e perpetuar a cultura, este trabalho explica como estas instituições, nomeadamente um museu local, podem estabelecer a ligação entre a instituição e a comunidade, e em particular junto das faixas etárias mais jovens. Estas funções são claramente postas em evidência na estrutura do Serviço Educativo que actua como um órgão mediador do conhecimento. Este serviço funciona como um instrumento eficaz de auxílio ao museu, melhorando indubitavelmente o nível de comunicação entre o museu e os seus públicos, mas também ao nível pedagógico e lúdico, fomentando a aprendizagem não formal dos seus visitantes. Os Serviços Educativos são certamente uma realidade fundamental que oferecem importantes e múltiplos benefícios a quem os usufrui. Para tal, analisamos um caso especifico – o MUSEU DA CASA GRANDE DE FREIXO DE NUMÃO – museu de cariz associativo e detentor de duas colecções (arqueologia e etnografia), que tem ao longo destes onze anos de existência privilegiado essencialmente os seus objectivos científicos em detrimento da educação dos seus visitantes. É neste sentido, que se desenvolveu este trabalho que visa criar uma proposta educativa para esta instituição museológico, através, nomeadamente, da implementação de um Plano de Acção Educativa que congrega várias acções lúdico-pedagógicas destinadas, essencialmente, ao público escolar, mas também, ao público em geral.
Ce travail d’investigation a pour objectif d’examiner la fonction sociale, culturelle et éducative des institutions muséologiques. Etant donné que le musée est un espace privilégié qui préserve, étudie et perpétue la culture, ce travail explique comment ces institutions, notamment un musée local, peuvent établir un lien entre l’institution et la communauté, en particulier, chez les plus jeunes. Ces fonctions sont clairement mises en évidence dans la structure du Service Educatif qui opère comme un organisme médiateur du savoir. Ce service fonctionne comme un instrument efficace d’assistance au musée, améliorant indubitablement le niveau de communication entre le musée et ses publiques, mais aussi au niveau pédagogique et ludique, facilitant l’apprentissage non formel de ses visiteurs. Les Services Educatifs sont certainement une réalité fondamentale qui offre d’importants et multiples enrichissements à ceux qui en bénéficient. Pour cela, nous analysons un cas spécifique – le MUSEU DE LA CASA GRANDE DE FREIXO DE NUMÃO – musée de charisme associatif et détenteur de deux collections (archéologique e ethnographique), qui au longs de ces onze ans d’existence à privilégié essentiellement ses objectifs scientifiques au détriment de l’éducation des ses visiteurs. C’est dans cette perspective, que nous développons ce travail qui vise à établir une proposition éducative pour cette institution muséologique, à travers, notamment, de l’implantation d’un Plan d’Action Educative qui réunit plusieurs actions ludique-pédagogiques destiné, essentiellement, à un public scolaire, mais également, au public en général.
Descrição
Dissertação de mestrado em Quaternário e Pré-História, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Museu -- MUSEU DA CASA GRANDE DE FREIXO DE NUMÃO , Património -- Ensino , Arqueologia -- Ensino
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