Provas de Agregação

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 95
  • ItemAcesso Aberto
    Produção de Recursos Educativos em Ciências e Tecnologia
    2023-11-10 - Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
    Este documento é parte integrante da documentação exigida no âmbito das provas de agregação, de acordo com a alínea b), do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de Junho de 2007. Apresenta-se um relatório sobre a unidade curricular Produção de Recursos Educativos em Ciências e Tecnologia, lecionada no 2º semestre do 1º ano do curso de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este relatório apresenta o enquadramento da UC no curso em que é lecionada e num contexto mais abrangente, assim como os seus objetivos, conteúdos programáticos, e métodos de ensino e de avaliação. Apresenta-se também uma análise crítica desta UC e a evolução que foi tendo ao longo do tempo.
  • ItemAcesso Aberto
    Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
    2023-11-10 - Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
    Este documento é parte integrante da documentação exigida no âmbito das provas de agregação de acordo com a alínea c), do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de Junho de 2007. Podendo o candidato optar por um seminário ou lição de síntese sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e uma vez que o regulamento de Provas de Agregação em vigor na UTAD (Regulamento n.º 657/2016, de 13 de julho) refere explicitamente “um sumário pormenorizado da lição de síntese, escolhida pelo candidato, sobre um problema dentro do âmbito do ramo de conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas” (alínea e) do artigo 4.º), optou-se pela apresentação de um sumário pormenorizado de uma lição de síntese relacionada com a Didática de Ciências e Tecnologia, em que se aborda a utilização de simulações computacionais no ensino de Ciências e Tecnologia. O documento inicia com uma breve introdução sobre a pertinência do tema e a sua relação com a investigação que tenho desenvolvido. Seguidamente, explicita-se a unidade curricular em que se enquadra a lição e o tema geral nela abordado. Segue-se uma apresentação dos objetivos da lição e as competências que se pretende desenvolver nos estudantes. O desenvolvimento da lição propriamente dita é apresentado na secção seguinte. O documento termina com uma reflexão final e considerações sobre perspetivas futuras em termos de investigação.
  • ItemAcesso Aberto
    Sumário da lição
    2023-05-27 - Conde, Jorge Manuel dos Santos
  • ItemAcesso Aberto
  • ItemAcesso Embargado
  • ItemAcesso Embargado
    Comunicação e tecnologia educativas: Relatório da Unidade Curricular
    2022-04-15 - Escola, Joaquim José Jacinto
  • ItemAcesso Aberto
    Comunicação Educativa: Fundamentos e Desafios (Síntese da Lição para as provas de agregação em Ciências da Educação)
    2022-04-15 - Escola, Joaquim José Jacinto
    A síntese da lição que agora apresentamos e que intitulámosComunicação Educativa: Fundamentos e Desafios, pretende realizar uma abordagem sobre a comunicação educativa, discutindo a importância da comunicação humana e das mediações tecnológicas que o progresso científico e tecnológico disponibiliza aos cidadãos. As tecnologias emergentes, marcadas pela novidade, provocam quase sempre reações entusiásticas, influenciando decisivamente a cultura, a educação, as relações. Propomo-nos apresentar uma proposta de comunicação educativa que, de forma sintética, explora quatro dimensões essenciais. À imagem da pragmática da comunicação (Watzlawick, Beavin & Jackson, 1967), organizámos não em cinco mas antes em quatro axiomas e que a seguir enunciamos: 1.º axioma): Não há educação sem comunicação; 2.º axioma): A comunicação educativa estabelece que existir e educar têm a mesma extensão, evidenciando o paralelismo entre existência e educação; 3.º axioma): Na comunicação educativa a comunicação objetiva potencia a passagem para a comunicação intersubjetiva; 4.º axioma): Os meios e recursos de ensino, de forma especial os recursos digitais, podem ter um papel muito relevante como mediações nos processos de comunicação ecomo facilitadores nos processos de construção do conhecimento.A situação pandémica que atinge o mundo colocou-nos perante dificuldades, receios, constrangimentos importantes que exigiam respostas urgentes. Partindo dos resultados de investigação presentes nos estudos de Marôco (2020), Silva & Ribeirinha (2020) e o da FENPROF (2020) identificámos um conjunto de desafios. O primeiro desafio resultante do contexto pandémico é o da articulação entre o ensino presencial e o ensino virtual. O segundo desafio está centrado na problemática da fratura digital, das situações de desigualdade efetiva que a ausência de dispositivos tecnológicos, condições de acesso à rede, e falta de literacia digital provocam nas possibilidades de aprendizagem e sucesso dos alunos.Oterceiro desafio tem que ver com as dificuldades de integração curricular de meios e recursos tecnológicos em contexto educativo por parte dos professores. Estudos mostram que não há uma prática consolidada e generalizada de integração das tecnologias noscontextos educativos. A situação mais evidente resultou da exigência de utilização de plataformas de ensino a distância.O quarto desafio prende-se com a necessidade de pensar a formação inicial para uma melhor e mais adequada integração das tecnologias, as metodologias que as apoiem mais eficientemente e o desenvolvimento da literacia digital de professores e alunos. Ainda que da Sumário pormenorizado de uma lição síntese 5/38análise dos estudos anteriormente citados tivéssemos identificado mais desafios, consideramos que estes são os que se revestem de um caráter mais urgente.
  • ItemAcesso Aberto
    Análise de Dados em Informática: Relatório da Unidade Curricular
    2022-07-19 - Pereira, Ana Maria Dias Madureira
  • ItemAcesso Aberto
  • ItemAcesso Restrito
  • ItemAcesso Aberto
  • ItemAcesso Aberto
    Sumário pormenorizado da lição: Conservação e transformação da avelã
    2021-09-16 - Correia, Paula Maria dos Reis
    A avelã é um dos frutos secos mais consumidos e apreciados em todo o mundo, sendo consumida em fresco ou processada, contribuindo para a sua valorização destes. Devido Principalmente à quantidade e qualidade dos seus lípidos, fibra e vitaminas as avelãs apresentam-se como um alimento importante tanto para a saúde e como para a nutrição humana. Neste seminário será abordada a temática da conservação e transformação da avelã, desde a sua colheita até ao consumidor final. Após a colheita, transporte e secagem destes frutos é frequente procede à sua armazenagem e conservação de modo a garantir a sua integridade e qualidade. Nestas operações é fundamental evitar alterações irreversíveis, como a perda de valor nutricional e alterações nas suas características sensoriais, podendo ainda ficar comprometida a segurança alimentar e haver perdas substanciais de rendimento. Para além disto, a Aptidão das avelãs para a transformação deve-se s às suas caraterísticas organoléticas, sendo uma matéria-prima importante na confeção de produtos bastante apreciados e consumidos, como é o caso dos cremes de avelã e chocolate com avelã. Assim, inicia-se o seminário da lição com uma introdução genérica ao tema seguido de um capítulo sobre a caracterização das avelãs, abordando-se as suas características físico-químicas, valor nutricional e efeitos do seu consumo para a saúde. Segue-se um capítulo relacionado com as operações desde a colheita, transporte e armazenagem da avelã, onde se referem os cuidados a ter para preservar as características destes frutos. De realçar que, dada a importância deste assunto e as suas implicações no consumo e na transformação, este capítulo terá uma abordagem mais detalhada. O capítulo seguinte aborda a utilização e a transformação industrial da avelã. Finalmente, no último capítulo, serão apresentadas algumas questões ainda em aberto e algumas considerações finais.
  • ItemAcesso Aberto
    Relatório da Unidade Curricular: Tecnologia dos Cereais
    2021-09-16 - Correia, Paula Maria dos Reis
  • ItemAcesso Aberto