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  • ItemAcesso Aberto
    Turismo, gastronomia e biodiversidade: estudo de caso e prospectivas para o turismo gastronômico no Brasil
    2023-03-19 - Jacques, Ana Paula Caetano; Guedes, Alexandre Sousa; Cristóvão, Artur Fernando Arêde Correia
    O presente relatório “Turismo, Gastronomia e Biodiversidade: estudo de caso e prospectivas para o turismo gastronômico no Brasil”, apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), constitui um requisito para obtenção do título de Pós-Doutora em Turismo. O relatório em tela contempla um descritivo das pesquisas desenvolvidas no âmbito do pós-doutoramento, realizado no período de agosto de 2021 a novembro de 2022, além dos eventos, congressos científicos e visitas-técnicas realizados e inseridos nesta jornada e está dividido em duas partes: 1) Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil; 2) Estudo de Caso Cerrado no Prato. A primeira parte, portanto, apresenta as atividades e pesquisas de cunho técnico-científico sobre a temática do turismo gastronômico no Brasil, desenvolvidas no âmbito do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, um dos pilares para a estruturação de uma política pública para fomento a este segmento turístico no Brasil. A segunda parte, por sua vez, apresenta o estudo de caso conduzido com base no projeto Cerrado no Prato, uma plataforma criada em 2018, em Brasília, que reúne produtores, pesquisadores e chefs para valorizar a biodiversidade nativa do segundo maior bioma brasileiro (o Cerrado) na gastronomia e no turismo. O estudo em questão resultou, entre outras, em dois artigos científicos, incluídos no relatório. Para cada pesquisa em questão foram combinadas diversas metodologias. O relatório conta ainda com uma introdução, as considerações finais, as referências bibliográficas e os anexos.
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    Novas tecnologias colaborativas aplicadas ao ensino, formação e treino profissional
    2022-05-31 - Cruz, Armando Jorge Ribeiro da; Martins, Paulo Nogueira
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    Teste específico para avaliação de fadiga muscular para praticantes de artes marciais mistas
    2023-01-24 - Rodrigues, Eduardo dos Santos Figueira; Aranha, Ágata Cristina Marques
    O presente estudo trata de uma simulação de um modelo de combate de MMA (artes marciais mistas) fazendo comparações fisiológicas e de desempenho entre atletas treinados e atletas não treinados. Foram identificadas correlações significantes da performance e no tocante a cadencia dos movimentos com valores estatisticamente diferentes entre atletas Treinados e Nãotreinados, evidenciando a relevância dessa variável nas rotinas de avaliação (Andrade et al., 2019; Andrade et al., 2022). A elaboração deste teste derivou de dois aspetos principais. O primeiro deles relacionase com a duração dos combates de MMA, os quais variam entre 3 a 5 rounds, de cinco minutos, com um minuto de intervalo entre eles. O segundo está relacionado com a análise de tempomovimento na modalidade, a partir do estudo da dinâmica das lutas de MMA (Del Vecchio et al., 2011). Para a avaliação de variáveis fisiológicas, os indivíduos vestiram cardiofrequencímetro durante toda a realização do teste. Assim, registraram-se os valores de frequência cardíaca (FC) média (FCMédia) ao final de cada round (FCR1, FCR2, FCR3), de forma absoluta (bpm) e relativa à FC máxima (%FCmax) estimada pela equação FCmax = 208 – 0,7 x idade (26). Ao final de cada round também se realizou medida da concentração de lactato sanguíneo. No tocante as lutas de MMA oficiais ou simuladas apresentam valores próximos a 16 mmol/L (Coswig et al., 2016), valores semelhantes aos encontrados no presente estudo – e que indicam elevada exigência do componente anaeróbio de fornecimento de energia (Del Vecchio et al., 2011). O modelo apresentado pode ser usado como parte integrante de uma periodização de treino específica para MMA, bem como servir de ferramenta avaliadora de performance, para se mensurar as evoluções no desenvolvimento da aptidão física ou técnico-tática.
  • ItemAcesso Restrito
    Ensino da expressão e Educação Físico-Motora na Escola: Proposta metodológica, para uma abordagem globalizante e interdisciplinar, no ensino dos Percursos na Natureza no 1º CEB.
    2021-07-01 - Gonçalves, Francisco José Miranda; Quaresma, Luis Felgueiras e Sousa
    O exercício físico reveste-se de um cariz de suma importância no desenvolvimento da criança. Quando praticado com regularidade, de forma regulamentada e sistemática os ganhos psicomotores, sócio afetivos e cognitivos são evidentes. A Educação Física em meio escolar, local onde os alunos estão a maior parte do tempo ativo, tem reconhecida influência em termos de benefícios físicos, de saúde e de bem-estar mental. Em contexto escolar, a Expressão e Educação Física-Motora é fundamental no desenvolvimento holístico da criança, especialmente porque a aquisição de competências motoras, em idades entre os 6 e 10, é fundamental na construção do reportório motor de desenvolvimento, assim como a aquisição de hábitos da prática de atividade física regular e autónoma, quando se tornarem adultos. Os percursos na natureza, podem ser um veículo privilegiado para a transmissão de valores relacionados com a educação ambiental, honestidade, autoestima, civismo e respeito mútuo e como o praticante está em contacto com a natureza, há um constante respeito pelo património material e imaterial. O presente estudo centrou-se na área do ensino da Expressão e Educação Físico-Motora nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo abordar algumas estratégias para a operacionalização de propostas metodológicas com vista a uma abordagem globalizante e interdisciplinar, no ensino dos Percursos na Natureza no 1º CEB. O presente estudo contemplou um conjunto de sete agrupamentos de escolas, do Norte Litoral de Portugal, com alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, entre os 1º e 4º ano de escolaridade e idades compreendidas entre os 6 e 9 anos de idade, num total de 827 alunos, dos quais 441 pertencem ao sexo masculino e 386 ao sexo feminino. O objetivo centrou-se na apresentação de progressões pedagógicas, de fácil operacionalização por parte dos professores titulares de turma no 1º CEB, através de uma abordem dos conteúdos globalizante e interdisciplinar, pois entende-se que este tipo de atividades são um meio privilegiado para a articulação interdisciplinar, possibilitando a prática de trabalho colaborativo com outras áreas, numa visão de transdisciplinaridade da aprendizagem com equipas multidisciplinares. Pretendeu-se verificar se a motivação dos alunos, para as aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, aumenta com esta proposta de trabalho, devido ao contacto com a natureza, inerente às progressões pedagógicas apresentadas, de cariz mais prático. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se pela observação participante e construção de diário reflexivo/notas de campo. Para registo de evidências foram utilizados dados provenientes do registo fotográfico, áudio e vídeo, assim como registos individuais dos participantes. Os dados sugerem uma relação positiva entre as expetativas e a confrontação com a realidade do terreno, por parte dos alunos, mesmo tratando-se de um bloco pouco abordado ao longo das aulas, tendo havido a manifestação de atitudes positivas. Os alunos demonstraram evolução ao nível da motivação, esforço e entreajuda. Na realidade, a motivação manteve-se elevada ao longo de todas as atividades, vi sendo a entreajuda a que diminuiu ligeiramente no último momento, onde se verificou um aumento das características relacionadas com o cariz competitivo. Os dados sugerem ganhos ao nível da socialização e espírito de entreajuda. Acrescente-se que esta proposta metodológica é de fácil implementação, pois em nenhum dos cinco momentos houve necessidade recorrer a material particularmente dispendioso, nem infraestruturas muito complexas, pois desenrola-se ao ar livre. Nestas idades, se existirem estímulos adequados ao nível do desenvolvimento da consciência e domínio do corpo, assim como do controlo da noção espaciotemporal, torna-se possível constatar melhorias significativas no desempenho motor. Por este motivo, é essencial desenvolver atividades desta natureza nestas faixas etárias, sendo uma fase sensível de desenvolvimento da criança. Acredita-se que os estímulos fornecidos durante os vários momentos possam ter ajudado nestas melhorias do controlo voluntário e intencional do movimento, tomada de decisão e, por conseguinte, de melhoria geral dos níveis de coordenação motora e satisfação. Desta feita, tendo em vista a sensação de satisfação generalizada, por parte dos alunos, entende-se que as atividades de exploração de Percursos na Natureza, podem ser entendidas como uma forma primordial de promoção de atividades de Educação Físico-Motora em articulação com outras áreas da formação da criança, assim como uma forma de enriquecimento das aprendizagens realizadas pelas crianças em contexto educativo ao nível do 1º ciclo.
  • ItemAcesso Aberto
    Relatório de Atividades: desenvolvimento de sistemas ciberfísicos e análise de dados para aplicação em ambientes de produção agrícola
    2019-07-18 - Coelho, João Paulo; Cunha, José Boaventura Ribeiro da; Oliveira, José Paulo Barroso de Moura
  • ItemAcesso Aberto
    Relatório de Pós-Doutoramento
    2020-07-13 - Canto, Jose Augusto Gonçalves do; Santos, Carlos Manuel Machado dos