Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9897
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Fonseca, Rui Pedro da Costa
Advisor: Aranha, Agata Cristina Marques
Garrido, Nuno Domingos
Keywords: Estágio Pedagógico
Educação Física
Issue Date: 21-Feb-2020
Abstract: O presente documento insere se na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este, surge com o objetivo de relatar todas as experiências vivenciadas e todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário, ao longo do ano letivo 2018/2019. O referido Estágio foi realizado na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, sob a orientação da professora cooperante Isabel Machado e, do professor orientador Rui Vinhas, da UTAD. Com o objetivo de descrever todo o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico, este relatório encontra-se dividido por alguns pontos, entre os quais, o enquadramento pessoal, o contexto, as tarefas de ensino e as tarefas de estágio relação Escola-Meio. No final do relatório, torna-se percetível a importância que este Estágio Pedagógico tem na carreira do docente, pois todas as etapas que fazem parte do caminho do estagiário durante o ano letivo, são o grande suporte para o início da carreira enquanto professor de Educação Física.
The present document is inserted in the Course Unit Internship integrated in the curriculum of the 2nd cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the University of TrásosMontes and Alto Douro, Vila Real. This one, comes with the objective of reporting all the experiences and all the work by Trainee Teacher during the 2018/2019 school year. This internship was held at the Escola Secundária Francisco de Holanda, in Guimarães, under the guidance of the cooperating teacher Isabel Machado and the supervising teacher Rui Vinhas, from UTAD. To describe all the work done during the pedagogical internship, this report is divided into some points, including the personal environment, the context, the teaching tasks and the internship tasks of the relationship school-environment. At the end of the report, the importance of this Pedagogical Internship is visible in the teaching career, as all the stages that are part of the intern's path during an academic year, are the great support for the beginning of the career as a teacher of physical education.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9897
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Declaração Rui Pedro da Costa Fonseca.pdf
  Restricted Access
72,84 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dissertação Rui Pedro da Costa Fonseca.pdf825,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Validação Rui Pedro da Costa Fonseca.pdf
  Restricted Access
328,17 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.