Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9910
Title: Recursos didáticos de História da Ciência para a Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
Authors: Alves, Ana Cristina Morais
Advisor: Rodrigues, Isilda Teixeira
Keywords: História da Ciência
Recursos Didáticos
Issue Date: 26-Feb-2020
Abstract: O presente relatório foi elaborado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Neste estudo pretendemos refletir sobre a importância dos recursos didáticos de História da Ciência no Ensino das Ciências, tanto no contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Estes recursos poderão ajudar as crianças a desenvolver as suas próprias aprendizagens, poderão leva-los a procurar saber mais sobre o que os rodeia. Assim, pretendemos que os alunos se tornem investigadores, observadores, experimentais, pensadores, comparadores, formuladores de hipóteses e capazes de tirar conclusões de todo o que viram e ouviram. Acreditamos que deste modo estejamos a promover aprendizagens ativas e significativas. De acordo com a questão problema deste trabalho que foi: “Os recursos didáticos de História da Ciência poderão ser uma boa ferramenta para promover a aprendizagem na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico?” pretendemos atingir os seguintes objetivos sensibilizar para a importância da Educação em Ciências; melhorar a Literacia Científica; construir recursos de HC; melhorar o Ensino das Ciências Naturais no 1.º CEB. A metodologia utilizada ao longo desta investigação foi baseada em casos, sendo que o principal objetivo foi desde sempre promover a utilização de recursos didáticos e a investigação no Ensino das Ciências. Foram elaborados 5 recursos didáticos que poderão contribuir para a melhoria da literacia científica das crianças. Ao longo deste relatório, pretendemos ainda relatar o trabalho realizado nas escolas de modo a sintetizar a importância dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Assim através da observação, cooperação e responsabilização, a lecionação das aulas e a construção de recursos correu muito bem. A Prática de Ensino Supervisionada é uma fase muito importante na formação dos professores é o primeiro impacto do estudante com a realidade profissional. É deste modo que o estudante consegue avaliar a sua formação. Existe uma grande diferença entre a teoria e a prática, o desafio de conseguir detetar as dificuldades de cada um, os ritmos diferentes de aprendizagens nos alunos e também a possibilidade de detetar cada fraqueza na carreira profissional. Este relatório revela-se uma grande ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica. Pode servir ainda de documento de consulta para outras pessoas que possam querer fazer uma investigação nesta temática.
This report was prepared in the contexto of supervised teaching in de framework of the Master´s degree in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Primary Education. In this study we intend to reflect on the importance of didactic resources of Histoty of Science in Science Theaching, both in the context of Preschool Education and in the 1st Cycle of Primary Education. These resources can help children develop their own learning, may lead them to seek more information about what surrounds them. Thus, we want students to become researchers, observers, experimental, thinkers, comparisons, hypothesis formulators and able to draw conclusions from all that they seen and heard. We believe that in this way we are promoting active and meaningful learning. According to the problema questiono f this work that was: “Can the didactic resources of History of Science be good tool to promote learning in Preschool Education and the 1st Cycle of Primary Education?” we intend to achieve the following objectives raising awareness of the importance of Science Education; improve Scientific Literacy; build HC resources; improve the Teaching of Natural Sciences in the 1st CEB. The methodology used throughout this investigation was based on cases, and the main objective was always to promote the use of didactic resources and research in Science Teaching. 5 teaching resources have been developed that could contribute to improving children´s scientific literacy. Throughout this report, we also intend to report the work done in schools in order to synthesize the importance of didactic resources in the teaching and learning process. Thus through observation, cooperation and accountability, the teaching of classes and the construction of resources went very well. Supervised Teaching Practice is a very important phase in teacher training is the studen´s first impact on professional reality. This is how the student can evaluate his training. There is a great difference between theory and practice, the challenge of being able to detect the difficulties of each one, the different rhythms of learning in students and also the possibility of detecting each weakness in the professional career. This report proves to be a great tool for learning, reflection and pedagogical evaluation. It can also a consultation document for others who may want to do an investigation on this issue.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9910
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Cristina Morais Alves.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Declaração Ana Cristina Morais Alves.pdf
  Restricted Access
774,54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validação Ana Cristina Morais Alves.pdf
  Restricted Access
418,13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.