Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio, integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este tem como finalidade a apresentação de todas as atividades desenvolvidas enquanto docente estagiário, assim como realizar uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o mesmo. A Prática de Ensino Supervisionada consta como o momento final de um plano de estudos, e talvez o mais importante. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Permitindo refletir na capacidade pessoal de exercer a docência, assim como evoluir e desenvolver outras capacidades enquanto docentes. Deste modo, o relatório de estágio será estruturado em diferentes capítulos seguindo uma sequência lógica e temporal. No segundo capítulo é realizado um breve enquadramento pessoal e institucional, onde será relatado todo o contexto escolar onde estive inserido. No terceiro capítulo será retratado todos os aspetos específicos do processo de lecionação, assim como as respetivas tarefas de estágio. No quarto capítulo irá ser abordado o processo de ensino-aprendizagem, assim como todas as especifidades inerentes a este processo. Seguidamente no quinto e sexto capítulo serão abordadas as atividades escolares desenvolvidas pelo núcleo de estágio ou pelo grupo de educação física. Por último será feita uma breve conclusão e reflexão acerca do estágio, onde irei abordar alguns problemas que foram surgindo com as aulas e as respetivas tentativas de os solucionar. Este foi um momento bastante enriquecedor, pois permitiu desenvolver as capacidades necessárias para a docência de educação física nas escolas.
This document is part of the curricular unit Internship integrated in the 2nd cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This aims to present all the activities developed as an intern teacher, as well as to reflect on all the work developed during the same. Supervised Teaching Practice is the final moment of a syllabus, and perhaps the most important. It is at this time that we put into practice all the knowledge gained along the academic path, and challenge ourselves in a real context. Allowing reflection on the personal capacity to practice teaching, as well as evolve and develop other skills as teachers. Thus, the internship report will be structured in different chapters following a logical and temporal sequence. In the second chapter a brief personal and institutional framework is presented, where the whole school context in which I was inserted will be reported. In the third chapter will be portrayed all the specific aspects of the teaching process, as well as the respective internship tasks. The fourth chapter will address the teaching-learning process as well as all the specifics inherent in this process. Then in the fifth and sixth chapter will be addressed the school activities developed by the internship core or the group of physical education. Finally there will be a brief conclusion and reflection about the internship, where I will address some problems that have arisen with the classes, and their attempts to solve them. This was a very enriching moment, as it allowed us to develop the necessary skills for teaching Physical Education in schools.
Descrição
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Processo de Ensino-Aprendizagem
Citação