Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Resumo
O presente documento relativo ao estágio pedagógico, insere-se no plano de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, tendo como principal objetivo documentar de um modo reflexivo e descritivo, todas as vivências e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora estagiária no ano letivo 2018/2019, realizado na Escola Secundária de Fafe, com a orientação da Professora Ágata Aranha por parte da universidade, e como professor cooperante da Escola Secundária de Fafe o Professor Óscar Freitas. Ao longo do documento, tratar-se-ão vários pontos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, o contexto e as relações com a comunidade escolar e por fim, a reflexão crítica do estágio pedagógico. Serão também expostos acontecimentos ocorridos ao longo do ano letivo, que de um modo reflexivo se tornaram em ferramentas reais adequadas à realidade escolar, permitindo uma adequação ao nível ensino aprendizagem, e consequentemente uma preparação no desempenho para a docência.
This document related to the pedagogical internship is part of the plain of studies of master's degree in physical education in the basic and middle teaching of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The main goal is to document in a reflective and descriptive way, all the experiences and learning developed as an intern teacher in the academic year 2018/2019 at middle school of Fafe, with supervision of teacher Ágata Aranha from the university, and as a cooperative teacher Óscar Freitas at the middle School level. Throughout the document, several points will be addressed, including the personal and institutional framework, the teaching and learning tasks, the context and relations with the school community and, finally, the critical reflection of the pedagogical stage. It will also be exposed events that occurred throughout the school year, which in a reflexive way will become real tools appropriate to the school reality, allowing an adaptation to the level teaching and learning, and consequently a preparation in the performance for future teacher.
Descrição
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação Física , Estágio pedagógico
Citação