Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9934
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
Advisor: Alves, José Manuel Vilaça Maio
Keywords: Prática Reflexiva
Estágio Pedagógico
Issue Date: 21-Apr-2020
Abstract: O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente.
This document is part of the Curricular Unit Internship integrated in the Study Plan of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). It is presented as one of the requirements for the acquisition of the degree of Master and aims to report the experiences lived and acquired throughout the internship year through a critical and conscious analysis where are presented the difficulties felt as well as the imposed strategies characteristic of the my pedagogical intervention during the 2017/2018 school year. Regarding the Pedagogical Internship (EP) was held at Eb 2,3 Diogo Cão school located in Vila Real, with the supervision of the Guiding Teacher (PO) Paula Liberal and the Supervisor of the University José Vilaça, UTAD. Not forgetting the internship colleague, Rui Faustino. In order to report all the work done throughout the EP, the document is structured in a five chapter. This represents a critical reflection, aiming to reflect on all the negative and positive aspects and try to convert them into added value for the evolution of my future teaching career. The medium where the internship was performed is presented and describes all the experiences that occurred during the school year. It is also made the description of the tasks of Teaching Learning, Middle School Relations and finally the Critical Reflection of the internship. At the end of this document I can say that this whole process led to improve and evolve my performance as a teacher.
Description: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9934
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação João Pedro Catarino Carvalho Saraiva.pdf918,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Declaração João Pedro Catarino Carvalho Saraiva.pdf
  Restricted Access
108,32 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validacao João Pedro Catarino Carvalho Saraiva.pdf
  Restricted Access
1,3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.