Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9939
Title: O jogo como recurso didático na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Silva, Vanessa Alexandra Domingues da
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Jogoaprendizagem
Issue Date: 16-Dec-2019
Abstract: Este trabalho tem como finalidade descrever e refletir sobre a minha intervenção, referente à Prática de Ensino Supervisionada em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre o jogo como recurso didático na aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo os jogos como ponto de partida, procurou-se explorar, não só, competências transversais aos diferentes temas matemáticos, como também conexões com outras áreas do currículo. Deu-se particular atenção aos materiais utilizados, à motivação, à cooperação e à comunicação. As tarefas implementadas parecem evidenciar um grande potencial didático da prática do jogo na sala de aula. Além disso, a componente lúdica associada ao jogo parece ter um papel importante em várias vertentes, das quais salientamos, a promoção das aprendizagens que as crianças realizam, o incentivo ao desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, o estabelecimento de pontes de ligação entre as diferentes áreas e domínios do currículo, apelando à interdisciplinaridade, e o desenvolvimento da autonomia.
This research aims to describe and reflect on my intervention regarding the Supervised Teaching Practice in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The choice of the focus theme of this work fell on the game as didactic resource in the learning of mathematics in the 1st Cycle of Basic Education. With games as a starting point, we tried to explore not only transversal competences to different mathematical themes, but also connections with other areas of the curriculum. Particular attention was paid to materials used, motivation, cooperation and communication. The tasks implemented seem to show a great didactic potential of the practice of the game in the classroom. In addition, the ludic component associated with the game seems to play an important role in several aspects, of which we highlight the promotion of children's learning, the encouragement of the development of reasoning and mathematical communication, the establishment of bridges between the different areas and domains of the curriculum, appealing to interdisciplinarity, and the development of autonomy.
Description: Dissertação de Mestrado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9939
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.