Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio consiste no âmbito do estágio pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizado na Escola Secundária Dr. João Araújo Correia na cidade do Peso da Régua, com a orientação do Professore cooperante António Machado e a supervisão dos professores Ágata Aranha e Nuno Garrido. O Estágio Pedagógico ocorre como o primeiro contato com a realidade escolar e com a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Pretende a aquisição de experiência com o fundamento de ultrapassar as dificuldades surgidas adotando as melhores estratégias, tendo sempre foco no sucesso dos alnos. Este tem como objetivo, descrever e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Encontra-se organizado em diversos pontos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola meio, as atividades desenvolvidas e por fim, a reflexão critica e fundamentada, com aperfeiçoamento e sugestões, pelo conhecimento adquirido ao longo do estágio pedagógico. Nesta conformidade, foram atribuídas duas turmas do 12º ano, e estas foram planeadas com as seguintes unidades didáticas, Futsal, Ginástica de aparelhos, Badmínton, Voleibol, Atletismo e Basquetebol, complementando para cada uma delas com as avaliações, diagnostica, formativa e sumativa. Em suma, podemos afirmar que o estágio pedagógico é importante para a nossa formação como futuros docentes, pois permitiu colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico, procurando sempre novos conhecimentos à realidade específica.
This Internship Report consists of the pedagogical internship, carried out as an integral and conclusive part of the Master's Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education by the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. Held at the Dr. João Araújo Correia Secondary School in the city of Peso da Régua, with the guidance of the cooperating teacher António Machado and the supervision teacher Nuno Garrido. The Pedagogical Internship occurs as the first contact with the school reality and with the application of the acquired knowledge. It aims to acquire experience on the basis of overcoming the difficulties that arise by adopting the best strategies, always focusing on the success of the students. This aims to describe and reflect on all the work done during the school year. It is organized in several points, from which, the personal and institutional framework, organization and management of the teaching-learning process, the tasks of relation high school, the developed activities and finally, the critical and grounded reflection, with improvement and suggestions, for the knowledge acquired throughout the pedagogical stage. Accordingly, two 12th grade classes were assigned, and these were planned with the following didactic units, Futsal, Appliance Gymnastics, Badminton, Volleyball, Athletics and Basketball, complementing each with assessments, diagnosis, formative and summative. In short, we can say that the pedagogical internship is important for our training as future teachers, because it allowed us to put all the knowledge acquired along our academic path, always seeking new knowledge to the specific reality.
Descrição
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação Física , Estágio pedagógico
Citação