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Title: O percurso evolutivo da Educação Física no Estado do Ceará – Brasil: o contributo do Associativismo para a valorização profissional
Authors: Alencar, Dionisio Leonel de
Advisor: Pereira, Antonino Manuel de Almeida
Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho
Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de
Keywords: Associativismo
Educação Física
Issue Date: 29-Apr-2020
Abstract: Durante o percurso de criação dos primeiros cursos de Educação Física no Estado do Ceará - Brasil e da expansão da intervenção profissional, surge a necessidade dos Professores de Educação Física de se organizarem em associações, surgindo o associativismo na Educação Física do Estado do Ceará. O objeto de estudo desta pesquisa são as Associações de Professores/Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, bem como os indivíduos que integraram ou ainda integram tais organizações. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi conhecer o percurso evolutivo da educação física no Estado do Ceará no que tange ao contributo do associativismo para a valorização profissional. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa documental e à realização de 24 entrevistas com componentes dessas organizações. Os resultados apontam que o associativismo da educação física no Estado do Ceará valorizou a Profissão de Educação Física, pois, no que concerne ao desenvolvimento, valorização e prestígio social da profissão, os resultados mostram a “valorização profissional e o reconhecimento por parte da sociedade” como os aspectos mais evidenciados. Em relação aos principais obstáculos e constrangimentos sentidos por esses profissionais, “a falta de reconhecimento da profissão por parte dos profissionais e da sociedade, bem como a desvalorização profissional” foram pontos mais destacados. No que se refere à existência de diálogo nas questões relacionadas a esses aspectos entre essas organizações, a maioria apontou positivamente para essa situação. A “valorização profissional” destacou-se entre as respostas quanto aos objetivos que levaram os profissionais a se organizarem em entidades classistas. A “valorização, a organização e a congregação profissional” foram os grandes contributos que essas organizações proporcionaram para a resolução das grandes questões relacionadas à profissão. Os achados revelam ainda que, “maior e melhor fiscalização do exercício profissional, promoção da formação profissional e negociar situações junto à Confederação Brasileira de Futebol para tratar do registro dos profissionais do futebol” são as questões mais almejadas pelos entrevistados.
During the course of the creation of the first Physical Education courses in the State of Ceará - Brazil and the expansion of professional intervention, the need for Physical Education Teachers to organize themselves in associations arose, and the associationism in Physical Education of the State of Ceará emerged. The studied object in this research is the Associations of Teachers/Professionals of Physical Education at Ceará, the Regional Council of Physical Education of the 5th Region, as well as the individuals that integrated or still integrate such organizations. In this context, this study aims to know the evolutionary path of physical education in the State of Ceará regarding the associations’ contribution to professional valorization. The results show that the associativism of physical education professionals in the State of Ceará valued the profession, because, regarding the development, valorization and social prestige of the profession, the results show the “professional valorization and the recognition by society” as the most highlighted aspects. Regarding the existence of dialogue on issues related to these aspects between these organizations, most pointed positively to this situation. Professional appreciation stood out among the answers about the objectives that led professionals to organize themselves into class entities. “Appreciation, organization, and professional congregation” were the major contributions these organizations made to solving the biggest issues related to the profession. The findings also reveal that “greater and better supervision of professional practice, promotion of professional training and negotiating situations with the Brazilian Football Confederation to address the registration of soccer professionals” are the questions most sought by the interviewees.
Description: Tese apresentada com vista à obtenção do grau de Doutor em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/9964
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DCDES - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

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