Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Paulo Alexandre Vicente dos Santospt_PT
dc.contributor.authorMachado, João Abel Ribeiropt_PT
dc.date.accessioned2020-07-07T15:43:02Z-
dc.date.available2020-07-07T15:43:02Z-
dc.date.issued2020-05-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9990-
dc.descriptionRelatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douropt_PT
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito do segundo ano de Mestrado do curso de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tem por base demonstrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Diogo Cão, escola esta situada na cidade de Vila Real e fazendo parte do Agrupamento Vertical de Escolas da Diogo Cão. O relatório surge com a finalidade de relatar toda uma experiência decorrente de um ano letivo enquanto professor estagiário, onde são narrados todos os pontos essenciais relativo aos anos de 2018/2019. Estas vivências, são consideradas para o fim de uma etapa e o início de outra, surge como uma passagem do estatuto de aluno para o de professor, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante o que explica ser um ano cheio de novas experiências. Assim sendo, neste relatório estão retratadas todas as experiências vividas, assim como as dificuldades e estratégias utilizadas para as superar, através de todo um processo crítico, e consciente, enumerando as dificuldades sentidas, dúvidas e as estratégias ao longo do meu percurso para esses problemas. Este relatório tem ainda quatro áreas de intervenção pilares, que são: 1) as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; 2) a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; 3) a caracterização da turma do 8ºA, no ano 2018/2019; e por último, 4) as atividades desenvolvidas no meio escolar. Desde a minha participação enquanto treinador no Desporto Escolar, na acessoria à diretora de turma, na acessoria a todas as atividades de carater letivo e não letivo, que tinham por base uma vivência com todos os intervenientes, quer no seio da escola com alunos, colegas, funcionários, quer nas atividades em representação da escola no exterior. Após concluir este ano de estágio, considero que o trabalho desenvolvido foi bastante enriquecedor para a minha formação, arriscando-me mesmo a dizer que foi um dos anos de maior aprendizagem na minha formação académica e, sobretudo, na minha vida pessoal. Foram imensas as dificuldades encontradas no decorrer deste percurso, dificuldades que me ajudaram a evoluir e a desenvolver a minha carreira, enquanto Professor de Educação Física, enquanto profissional de Desporto, mas olhando para trás, tenho sentimento de dever cumprido, e satisfação.pt_PT
dc.description.abstractThis document, called Training Report prepared in the second year of the Mastrs course of Physical Education in Primary and Secondary Education, aims to demonstrate all the work done during pedagogic training, in the Elementary School of Diogo Cão. The school is located in the city of Vila Real and is part of the Vertical Grouping of Schools of Diogo Cão. The report comes with the purpose of reporting an entire experience arising from an academic year as a trainee teacher, where all the essential points relating to the years 2018/2019 are narrated. These experiences are considered for the end of one stage and the beginning of another, appearing as a passage from student to teacher status, with the aim of building a whole formation that is intended to be constant, which explains being a year full of new experiences. Therefore, this report portrays all the lived experiences, as well as the difficulties and strategies used to overcome them, through a critical and conscious process, listing the difficulties experienced, doubts and strategies along my path to these problems. This report also has four pillar intervention areas, which are: 1) the tasks of the trainee teacher in the teaching-learning process; 2) the reflection of supervised teaching practice carried out throughout the year; 3) the characterization of the 8th grade class, in the year 2018/2019; and lastly, 4) the activities developed in the school environment. From my participation as a coach in School Sports, in advising the class director, in advising on all teaching and non-teaching activities, which were based on an experience with all the participants, whether in the school with students, colleagues, staff, or activities representing the school abroad. After completing this internship year, I consider that the work I have done has been very enriching for my education, and I even venture to say that it was one of the years of greatest learning in my academic education and especially in my personal life. The difficulties encountered during this journey were immense, difficulties that helped me to evolve and develop my career as a Physical Education Teacher, as a Sports Professional, but looking back, I have a feeling of accomplishment, and satisfaction.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEstágio Pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.titleRelatório da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargolift2021-05-04-
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação João Abel Ribeiro Machado.pdf
  Until 2021-05-04
543,37 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Declaração João Abel Ribeiro Machado.pdf
  Restricted Access
751,94 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validação João Abel Ribeiro Machado.pdf
  Restricted Access
279,63 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.