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Título: Dinâmica das exportações no mercado da comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Autor: Bindang, Maria Auxiliadora Andeme Ncogo
Orientador: Gouveia, Sofia Helena Cerqueira de
Palavras-chave: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
comércio internacional
Data: 12-Fev-2020
Resumo: Esta dissertação procura investigar a dinâmica das exportações no mercado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O enquadramento teórico trata sobre os fundamentos teóricos do comércio internacional, as barreiras ao comércio e faz uma breve menção sobre organizações linguísticas semelhantes à CPLP que também integram, dentro das suas atividades, as vertentes económica e comercial, com o fim de mostrar como este tipo de organizações consegue fazer uma junção entre economia, língua e comércio internacional. Os ensinamentos da literatura em relação à influência da partilha de uma língua comum sobre os fluxos comerciais mostram que os benefícios se traduzem num aumento das trocas entre os países. Adicionalmente é feito um levantamento da literatura sobre o que é CPLP, a maneira como está organizada, os principais objetivos fixados no momento da sua criação e outros que têm surgido ao longo dos seus 23 anos de existência. Num segundo momento apresenta-se uma análise empírica detalhada da evolução do comércio dos nove Estados-membros da CPLP, no período compreendido entre 2013 e 2017, isto é, como se relacionam entre eles a nível comercial e quais são os seus principais parceiros no resto do mundo. Os resultados revelam que cada país da CPLP apresenta um grau de abertura ao exterior muito distinto. A estrutura das exportações dos países da CPLP, pela ótica da direção, evidencia que os maiores mercados de destino são a China, a Índia, Singapura, a Holanda e a Espanha. Os produtos mais exportados pelos países da CPLP são: cacau, café, petróleo, automóveis, metais, carvão, peixe, legumes e frutas. Quanto ao peso do comércio intra-CPLP no total do comércio externo dos seus Estados-membros, observam-se valores muito baixos, o que sugere que os países da CPLP não têm, ainda, estabelecidos laços comerciais importantes. No entanto, a CPLP, apesar de ser uma organização política, pode potenciar os diversos laços que unem os seus membros, e desenvolver estratégias que permitam uma alavancagem das relações económicas na comunidade lusófona.
This dissertation aims to investigate the dynamics of exports in the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP) market. The theoretical framework deals with the theoretical foundations of international trade, the barriers to trade and makes a brief mention of similar organizations that also integrate, within their activities, the economic and commercial aspects, in order to show how this type of organizations can combine economy, language and international trade. The literature about the influence of sharing a common language on trade flows shows that, the benefits of sharing a common language, on international trade, are the increasing of trade between countries. Additionally, a literature review is made of what CPLP is, the way it is organized, the main objectives set at the time of its creation and others that have emerged over its 23 years of existence. Secondly, we present a detailed empirical analysis of the evolution of trade in the nine CPLP Member States, from 2013 to 2017, also how they relate to each other at the commercial level and which are their main partners in the rest of the world. The results show that each CPLP country has a different opening degree. The structure of CPLP countries' exports, from the perspective of direction markets, shows that the largest destination markets are China, India, Singapore, the Netherlands and Spain. The products mostly exported by CPLP countries are: cocoa, coffee, oil, automobiles, metals, coal, fish, vegetables and fruits. Regarding the weight of intra-CPLP trade in the total trade of its Member States, very low values are observed, suggesting that the CPLP countries have not yet established important trade links. However, the CPLP, despite being a political organization, can enhance the various ties that unite its members, and develop strategies that allow leverage of economic relations in the Lusophony community.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10348/9998
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DESG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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