Envolvimento de uma criança com Síndrome de Down em contexto inclusivo e em contexto de educação especial

Data
2013-11-27
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Resumo
As crianças com necessidades educativas especiais estão, sempre que possível, inseridas em turmas do ensino regular. A inclusão dessas crianças nos meios escolares é muito importante para elas, pois ajuda-as a desenvolver-se melhor, a interagir com a comunidade e os seus elementos e a ter experiências de todo o tipo fundamentais para a sua futura inserção na sociedade. Contudo, devemos estar atentos à qualidade de atendimento que essas crianças obtêm dessa mesma inclusão. É neste sentido que o estudo seguinte se apresenta, pois investigámos a qualidade de atendimento de uma criança com Síndrome de Down inserida numa turma de ensino regular do primeiro ciclo com apoio da educação especial fora da sala de aula, ou seja, em contexto diferente. O envolvimento da criança na realização das atividades foi mais satisfatório nos momentos de apoio em educação especial do que em contexto inclusivo. Obtinha mais apoio da professora visto que se encontrava sozinha com ela e o envolvimento da criança foi bastante similar ao empenhamento do adulto. No contexto inclusivo, a criança não conseguiu atingir níveis de envolvimento tão satisfatórios, mas também é de referir que o envolvimento da criança era também muito idêntico.ao empenhamento da professora. Verificámos que o empenhamento que o adulto mostra durante a realização das diversas tarefas que apresenta à criança influenciará o seu envolvimento. É por isso, fundamental que o adulto esteja presente e apoie a criança ao longo de toda a atividade e do seu processo.
Children with special educational needs are, whenever possible, inserted into regular school classes. The inclusion of these children in school environments is very important for them because it helps them to better develop, to interact with the community and its elements and to have all kinds of essential experiences to their future integration in society. However, we should pay attention to the quality of care that these children get from that same inclusion. To this end, we present the following study; we investigated the quality of care of a child with Down syndrome in a regular education classroom of Primary School with support from special education outside it, which means, in a different context. The engagement of the child during activities was more satisfactory in moments of support in special education than in inclusive context. The child got more support from the teacher since she was alone with her and the child's engagement was very similar to the adult's commitment. In the inclusive context, the child failed to reach such satisfactory levels of engagement, but it is also noted that the engagement of the child was also very identical to the teacher's commitment.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Palavras-chave
Educação especial , Síndrome de Down , Inclusão , Envolvimento , Qualidade de atendimento
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