Construção de identidades em contexto de exclusão social: estudo de caso com jovens e adultos afrodescendentes, no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa, em escola noturna da zona rural

Data
2017-01-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Trata-se de um estudo de cunho qualitativo que objetivou investigar se e como as práticas discursivas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa, contibuem para o processo de construção de identidades sociais de estudantes afrodescendentes, em contexto de exclusão social, do ensino público noturno, a partir da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, (EJA). Algumas das questões propostas para a pesquisa implicaram saber como as práticas discursivas e os conteúdos ideológicos subjacentes aos textos verbais e imagéticos (orais e escritos) que circulam em sala de aula, por alunos (as) e professores (as) contribuem para a construção identitária; como o vínculo de pertença a um contexto de exclusão social implica o ensino/aprendizagens de língua inglesa pelos estudantes afrodescendentes e em que medida o professor elabora a recontextualização dos discursos pedagógicos. O desenho metodológico utilizado foi o estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram os seguintes: observação direta, entrevistas semiestruturadas e questionários. O tratamento e análise dos dados foram pautados na abordagem de Análise de Conteúdo. Com base nas questões norteadoras e nos objetivos da pesquisa, os dados foram sistematizados, descritos e estruturados em três categorias, a saber: identidade social, exclusão social e ensino e aprendizagem de língua inglesa na EJA. Os resultados encontrados apontam para um processo essencializado de construção de identidades sociais que tem como base discursos ideológicos homegeneizados e eurocêntricos provenientes dos textos e contextos veiculados na sala de aula de língua inglesa. Concluimos que as práticas discursivas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa são continuamente construídas, com base na visão essencialista das identidades sociais, ou seja, os afrodescendentes são considerados membros de uma categoria social comum, por pertencerem ao grupo étnico/racial de matriz africana e à classe social de menor prestígio, por serem residentes da área rural. Assim, de acordo com a visão essencialista, eles compartilham as mesmas características e experiências humanas. Dito de outra forma, o modo de vida, a cultura e o trânsito social para eles são considerados, nessa via, como uma essência inata, algo naturalizado e imutável.
This is a qualitative study that aimed to investigate if and how discursive practices, in teaching and learning of English language, contribute to the process of construction of social identities of students of African descent origin, in the context of social exclusion, in public education, from Youth and Adutlt Education (YAE). Some of the issues proposed for the research sought to find out how discursive practices could contribute to social identity construction. Another problem intended to be analysed was related to how the ideological content, underlying the texts that circulate in the classroom, by students and teachers; how the bond of belonging to a context of social exclusion implies the teaching/learning of English for students of African descent and to what extent the teacher accomplishes the recontextualization of pedagogical discourses. The methodological design used was the case study. The instruments used in data collection were the following: direct observation, semi-structured interviews and questionnaires. We have based on Content Analysis as for the treatment and analysis of the data. Based on the main issues and objectives of the research, the data have been organized, described, and structured in three categories, namely: social identity, social exclusion and English language teaching and learning in Youth and Adult Education. The results point to an essentialized process of construction of social identities based on ideological homegeneity and discourses from the eurocentric contexts and texts provided in the English language classroom. We have concluded that the discursive practices on which the social identities of African-Brazilians students have been built have been based on the essentialist approach, the one which considers all human social experiences to be innate and immutable.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Educação de adultos , Jovens , Práticas discursivas , Identidade social de afrodescendentes
Citação