Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia

dc.contributor.advisorMartins, Emília da Conceição Figueiredo
dc.contributor.authorPáscoa, Dina Maria Pina
dc.date.accessioned2014-09-16T14:19:48Z
dc.date.available2014-09-16T14:19:48Z
dc.date.issued2014-09-16
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo.por
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the problematic of aggression in school context. This is a descriptive and exploratory study and as an instrument for data collection used a questionnaire developed by Dan Olweus (1989), adapted to the portuguese population by Beatriz Oliveira Pereira (2000). The sample fits 397 students of both genders, and focused on students attending the 2nd and 3rd cycle of Basic School, in two schools of the district of Guarda. The most obvious results were as follows: Observed 31.7% of victims and 19.6% of offenders. The most common form of bullying is verbal aggression, "called me names (...)". The playground corresponds to the place of intimidation more pointed by assaulted students, and it turns out more aggressions in the Abranches Ferrão School playground compared to Tourais School. There is also a certain tendency for the older assaulting the younger ones, and they are majority guys. As for socioeconomic level 57.2% of respondents belong to families of low socioeconomic status.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/3320
dc.language.isoporpor
dc.rightsopen accesspor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectAgressãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectVitimaçãopor
dc.subject.udc371.5(043)por
dc.subject.udc796(043)por
dc.subject.udc364.63(043)por
dc.titleBullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seiapor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublicationen
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