O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP
dc.contributor.advisor | Fernández Rodríguez, Rebeca | |
dc.contributor.author | Cameirão, Alfredo José Garcia | |
dc.date.accessioned | 2016-05-02T16:04:02Z | |
dc.date.available | 2016-05-02T16:04:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | pt |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o desenvolvimento de portefólios digitais individuais, dos alunos do Curso de Educação e Formação - Operador Agrícola, no âmbito da disciplina de espanhol, no Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. O estudo teve lugar no presente ano letivo de 2012/2013 e a metodologia adotada foi a de Estudo de Caso, analisando os dados pelo cruzamento de informação provinda de instrumentos e fontes diferentes: observação direta, os e_portefólios elaborados e documentos neles inseridos e inquéritos de opinião respondidos pelos alunos. Do enquadramento conceptual, salientamos a clarificação de alguns conceitos, como sejam a diferença entre dossiê e portefólio e, bem assim, a posição ocupada pelo uso de portefólios nos documentos normativos e reguladores emanados do Ministério da Educação Português e do Conselho da Europa. Concomitantemente, analisamos os constrangimentos e potencialidades do uso de portefólios no contexto escolar, mormente o seu potencial papel na promoção da autonomia e da interdisciplinaridade e o lugar charneira que poderão ocupar no processo avaliativo, muito especialmente na autoavaliação e coavaliação. Das conclusões havidas, parece ressaltar a avaliação positiva da experiência pedagógica analisada, nomeadamente considerando a opinião dos intervenientes, em especial os alunos, e outrossim considerando o produto alcançado. | pt |
dc.description.abstract | El presente trabajo intentará analizar el proceso de construcción de e_portfolios individuales de los alumnos del Curso de Educação e Formação – Operador Agrícola, en el ámbito de la asignatura de Español, del Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. El estudio tuvo lugar en el presente curso 2012/2013 y la metodología elegida fue el Estudio de Caso. El análisis de los datos se hizo cruzando la información obtenida de instrumentos y fuentes diferentes: observación directa, los e-portafolios hechos y documentos insertos en ellos y cuestionarios de opinión respondidos por los alumnos. Del encuadre conceptual, destacamos la aclaración de algunos conceptos, tales como la diferencia entre dosier y portfolio y el lugar ocupado por el uso de portfolios en los documentos normativos y reguladores emanados del Ministerio de la Educación Portugués y del Consejo de Europa. De igual forma, analizamos los problemas y potencialidades del uso de portfolios en contexto escolar, fundamentalmente su potencial papel en la promoción de la autonomía y de la interdisciplinaridad y el lugar central que podrán ocupar en el proceso evaluativo, muy especialmente en la autoevaluación y coevaluación. De las conclusiones encontradas, parece sobresalir la evaluación positiva de la experiencia pedagógica analizada, sobre todo considerando la opinión de los intervinientes, en especial los alumnos, y también considerando el producto conseguido. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10348/5838 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | restricted access | pt |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt |
dc.subject | E_portefólio | pt |
dc.subject | CEF | pt |
dc.subject | TEIP | pt |
dc.subject.udc | 371.3(043) | pt |
dc.subject.udc | 811.134.2(043) | pt |
dc.title | O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1