A evasão na educação à distância no Brasil: o curso de administração da UFC

dc.contributor.advisorEscola, Joaquim José Jacintopt_PT
dc.contributor.authorMagalhães Filho, Maurício Feijó Benevides dept_PT
dc.date.accessioned2019-06-07T14:43:15Z
dc.date.available2019-06-07T14:43:15Z
dc.date.issued2019-01-23
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.description.abstractA evasão na educação à distância no Brasil constitui-se atualmente no principal desafio a ser enfrentado, uma vez que tem causado grandes prejuízos que vão desde a ociosidade de recursos, desperdício de verbas até o fechamento de cursos. O problema é agravado pela existência de poucas pesquisas sobre o assunto e pela inexistência de uma política nacional de combate à evasão. Esta pesquisa investiga os fatores que influenciaram a evasão de alunos do Curso de Administração, ministrado na modalidade à distância pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo qualitativa-quantitativa, do tipo estudo de caso, tendo sido efetuadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Traçou-se o perfil sócio-economico do aluno evadido, constatando-se como principais motivos para a evasão a falta de tempo para estudar, desconhecimento do modelo de educação à distância e problemas pessoais. Surgiu, contudo, um novo fator, ainda não considerado pela literatura: dificuldade dos alunos em comparecer a atividades e exames presenciais.pt_PT
dc.description.abstractDropping out in distance education courses has caused losses ranging from idle personal and material resources of the institutions until the closure of these courses with many students. In addition, the problem is aggravated due to the work of combating the dropping out of students in this mode of teaching. There is an effective policy to combat dropout in distance education courses which has been increasing significantly in recent years. This study was to investigate the factors that influenced the dropout of students of the Instituto UFC Virtual's Administration Distance Education Course. The data collection method used was quantitative and qualitative research; also, documentary and bibliographic researches were made, web graphics research and field research. Results show that the main cause why students drop out is related to Higher Education institution. Problems such as behavior linked directly to dissatisfaction with the face-to-face meetingspt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9311
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectEvasãopt_PT
dc.subjectEducação a Distânciapt_PT
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_PT
dc.titleA evasão na educação à distância no Brasil: o curso de administração da UFCpt_PT
dc.typedoctoral thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 5 de 7
Nome:
tese mauricio benevides magalhaes 2019 final (1).pdf
Tamanho:
2.98 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
A carregar...
Miniatura
Nome:
projeto administracao UFC VIRTUAL.pdf
Tamanho:
626.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
A carregar...
Miniatura
Nome:
Respostas da pesquisa.pdf
Tamanho:
92.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
A carregar...
Miniatura
Nome:
termo de consentimento livre e esclarecido.pdf
Tamanho:
41.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
A carregar...
Miniatura
Nome:
Guião de Entrevista UFC Virtual.pdf
Tamanho:
24.81 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: