Resolução de problemas matemáticos na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorAires, Ana Paula Florêncio
dc.contributor.authorSantos, Andreia Sofia Vinhais dos
dc.date.accessioned2016-11-17T16:34:29Z
dc.date.available2016-11-17T16:34:29Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA importância da resolução de problemas é um tema cada vez mais debatido na Educação Pré-escolar, constituindo-se como um domínio com objetivos bem específicos que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança. O papel ativo do educador perante esta problemática torna-se fulcral no sentido de estimular e guiar o aluno para um melhor aproveitamento, nomeadamente na prática de todo o processo que envolve a resolução de problemas. Para a elaboração do relatório de estágio final baseamo-nos, em grande parte, no autor George Pólya que destaca quatro fases para a resolução de problemas: a compreensão do problema, o estabelecimento de um plano, a execução do plano, e por último a revisão da solução. No que diz respeito, à resolução de problemas, segundo Pólya (1945) existem vários tipos de problemas, sendo que neste trabalho destacamos os problemas auxiliares, os problemas rotineiros, os problemas de determinação e demonstração e, finalmente, os problemas práticos. Neste relatório, depois de um enquadramento teórico do tema em estudo apresentamos várias situações problemáticas desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar (Estágio I).pt
dc.description.abstractThe importance of problem solving is a topic increasingly discussed at the pre-school education, establishing itself as a domain with very specific goals that allow the development of the child's logical reasoning. The active role of the educator in this problem becomes crucial in order to stimulate and guide the student to a better school performance, especially in the practice of the whole process that involves problem solving. For the planning of the final stage report we rely largely on author George Polya, which emphasizes four phases for solving problems: understanding the problem, establishment of a plan, the plan execution, and finally the solution’s review. In respect to the solving problems, according to Polya (1945), there are several types of problems, and in this work we highlight the auxiliary problems, routine problems, problems of determination and demonstration and, finally, the practical problems. In this report, after a theoretical framework of the theme studied subject we present several problematic situations that were developed during the Supervised Teaching Practice in pre-school (Stage I).pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6858
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectEnsino/aprendizagempt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectEducadores de infânciapt
dc.subjectAlunospt
dc.subject.udc371.3(043)pt
dc.subject.udc51(043)pt
dc.subject.udc373.22/.24(043)pt
dc.titleResolução de problemas matemáticos na educação pré-escolarpt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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