A Liderança Autêntica e a Criatividade dos Colaboradores

dc.contributor.advisorMarques, Carla Susana
dc.contributor.advisorRego, Arménio
dc.contributor.authorSousa, Marlene Filipa da Natividade e
dc.date.accessioned2011-09-20T14:23:52Z
dc.date.available2011-09-20T14:23:52Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopor
dc.description.abstractEsta pesquisa empírica analisa a relação entre a liderança autêntica e a criatividade dos seus colaboradores. No nosso estudo, esta relação pode ser explicada de forma directa ou através do capital psicológico positivo dos subordinados. Foram consideradas quatro dimensões de liderança autêntica (transparência relacional, perspectiva moral interna, processamento equilibrado de informação, auto-consciência), quatro dimensões de capital psicológico positivo (auto-eficácia, optimismo, esperança, resiliência) e uma dimensão de criatividade. A amostra é composta por 595 colaboradores e 203 líderes de 107 lojas de 37 empresas comerciais de grande distribuição. Os líderes pronunciaram-se sobre a criatividade de três dos seus colaboradores e os colaboradores descreveram o seu capital psicológico positivo e a liderança autêntica dos seus supervisores. O estudo valida empiricamente os argumentos teóricos que sugerem que a liderança autêntica se relaciona com o capital psicológico positivo, e prova que ambos podem fomentar a criatividade dos subordinados, um recurso crucial para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos, tirar partido das oportunidades que surgem e melhorar a eficiência organizacional.por
dc.description.abstractThis empirical study aims to show how authentic leadership relates with the follower’s creativity. In this study, this relation may be explain directly or through the mediating role of employees’ psychological capital. Four dimensions of authentic leadership (self-awareness, balanced processing, internalized moral perspective, relational transparency), four dimensions of psychological capital (self-efficacy, optimism, hope, resilience) and one dimension of creativity were considered. The sample comprises 595 subordinates and 203 leaders, working in107 stores of 37 Portuguese trading organizations. Leaders speak about their employees’ creativity and employees describe their psychological capital and their supervisors’ authentic leadership. The study empirically validates theoretical arguments that suggest integrating authentic leadership and psychological capital in research, and advances that both may foster employees’ creativity, a crucial resource for helping organizations to face competitive challenges, take advantage of business opportunities, and improve organizational effectiveness.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/544
dc.language.isoporpor
dc.rightsopen accesspor
dc.subjectLiderança autênticapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectCapital psicológico positivopor
dc.subjectRecursos Humanospor
dc.subject.udc005.95/.96(043)por
dc.subject.udc658.3(043)por
dc.titleA Liderança Autêntica e a Criatividade dos Colaboradorespor
dc.typedoctoral thesispor
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
phd_mfnsousa.pdf
Tamanho:
839.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format