O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorSoares, Maria Luisa de Castropt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Rui Miguel Cardosopt_PT
dc.date.accessioned2021-05-18T11:47:23Z
dc.date.available2021-05-18T11:47:23Z
dc.date.issued2020-06-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado, elaborada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2. ° CEBpt_PT
dc.description.abstractA realização deste relatório de estágio tem como propósito alertar a população para a importância da literatura para a infância como meta (o estudo per se) e subsídio para outras áreas curriculares no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo às crianças uma melhor compreensão da sociedade, da sua cultura e do mundo em geral. Num primeiro momento realiza-se uma reflexão sobre alguns conceitos inerentes ao texto literário direcionado para a infância e a juventude, de modo a esclarecer o papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história, para a aprendizagem educativa e para o desenvolvimento social e cultural da criança. Seguidamente, após a seleção de alguns textos de potencial receção para a infância e juventude faz-se uma abordagem científica, através de análises semióticas e temático-simbólicas, demonstrando-se, assim, as suas múltiplas possibilidades de abordagem em contexto educativo. Por fim, aplicam-se os textos selecionados em contexto educativo, concluindo-se com os resultados da prática de ensino supervisionada.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this internship report is to alert the population to the importance of literature for childhood as a goal (the study per se) and subsidy for other curricular areas in the 1st and 2nd cycle of basic education, allowing children a better understanding of society, its culture and the world at large. At first, a reflection is given on some concepts inherent in the literary text directed to childhood and youth, in order to clarify its fundamental role that has been playing throughout history, for educational learning and for social and cultural development. Then, after selecting some texts of potential reception for childhood and youth, a scientific approach is made through semiotic and thematic-symbolic analyzes, thus demonstrating their multiple possibilities of approach in the educational context. Finally, apply the selected texts in educational context, concluding with the results of supervised teaching practice.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10377
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectliteratura para crianças e jovenspt_PT
dc.subjecttexto literáriopt_PT
dc.titleO texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 3 de 3
A carregar...
Miniatura
Nome:
Diss Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf
Tamanho:
2.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Val Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf
Tamanho:
815.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Dec Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf
Tamanho:
1.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: