Os materiais didáticos utilizados no ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino básico da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral

dc.contributor.advisorAires, Ana Paula Florêncio
dc.contributor.authorLemos, Cláudia Patrícia Mourão
dc.date.accessioned2016-12-13T12:25:50Z
dc.date.available2016-12-13T12:25:50Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório tem com principal objetivo analisar a utilização dos materiais didáticos no ensino da Matemática do 2º Ciclo da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. Para esta investigação começamos por dividir o relatório em duas partes. A primeira parte consta da descrição da nossa prática pedagógica realizada no 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. A segunda parte aborda o estudo de caso realizado com o intuito de dar resposta à seguinte questão: “Quais as conceções dos professores do 2º Ciclo da Escola E-B 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral relativamente à utilização de materiais didáticos no ensino da Matemática?”. Em termos gerais, através da análise dos dados recolhidos verificamos que os professores consideram uma mais-valia para o ensino da Matemática utilizarem materiais didáticos, principalmente quando estes ajudam a combater algumas situações de dificuldade dos seus alunos.pt
dc.description.abstractThis report is meant to examine with the use of instructional materials in the teaching of Mathematics 2nd Cycle School EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. For this investigation we begin by splitting it into two parts .The first part consists in the description of our teaching practice held on the 2nd Primary School in EB 2,3 Monsenhor Jerónimo Amaral. The second part discusses a case study carried out in order to respond to the following question: “What are the teachers' conceptions of the 2nd Cycle of School, EB 2,3 Monsenhor Jerónimo Amaral on the use of instructional materials in the teaching of mathematics?”. In general terms, through the analysis of collected data found that teachers consider an asset for teaching mathematics using textbooks, especially when they help fight some difficult situations of their students.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/7074
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsino básico 2º ciclopt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectMateriais didáticospt
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt
dc.subject.udc37.013(043)pt
dc.subject.udc37.02(043)pt
dc.subject.udc51(043)pt
dc.titleOs materiais didáticos utilizados no ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino básico da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaralpt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
msc_cpmlemos.pdf
Tamanho:
1.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format