O papel das Relações Públicas numa empresa de reciclagem de âmbito internacional: o caso da empresa South & North Trading, GmbH

Data
2021-04-26
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Resumo
Este relatório de estágio é proposto no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação. O mesmo tem como objetivo perceber a importância do plano de comunicação nas empresas, através da sua divulgação por meios físicos e digitais, refletindo ainda sobre o papel que as Relações Públicas têm nesse domínio. Com a implementação dos meios digitais nas empresas, o plano de comunicação, como ferramenta estratégica, torna-se cada vez mais importante para a divulgação das empresas/organizações perante públicos mais alargados. A comunicação empresarial não se limita, por isso, aos negócios, mas permite uma melhoria no funcionamento interno e externo de qualquer organização, evitando desentendimentos, má gestão de imagem e desperdício de ideias no seu interior. Com o foco no plano de comunicação aplicado especificamente a uma empresa que se dedica à reciclagem, procura-se apresentar, neste relatório, alguns capítulos que apontam para: a estrutura dessa organização, a experiência de estágio, bem como os documentos nele criados, pelo estagiário, para divulgação da empresa em destaque, sendo este trabalho o resultado de um estágio curricular realizado na SNT South & North Trading. As principais metodologias e técnicas de recolha de dados criadas neste relatório apontam para um percurso qualitativo, focalizando-se na revisão de literatura e na criação de um plano de comunicação para a entidade acolhedora do estágio. Desde a definição da estratégia até ao conhecimento da empresa e público-alvo, aos meios a serem utilizados e orçamento, todos esses fatores serão abordados no presente relatório, dando a perceber a importância de cada um deles possui para a realização de um plano de comunicação. Com este trabalho, irá ser percebida a relevância do plano de comunicação em termos empresariais, realçando a aprendizagem teórico-prática do estagiário autor do trabalho.
This internship report is proposed within the scope of the Master in Communication Sciences. It aims to understand the importance of the communication plan in companies, through its dissemination through physical and digital media, and consequently the role that Public Relations have in this case. With the implementation of digital media in companies, the communication plan, as a strategic tool, becomes increasingly important for the dissemination of organisations, before much wider audiences. Corporate communication is therefore not limited to business, but allows an improvement in the internal and external functioning of any organization, avoiding misunderstandings, mismanagement of image and waste of ideas within it. Focusing on the communication plan applied specifically to a company that is dedicated to recycling, this report seeks to present some chapters that point to: the structure of this organization, the internship experience, as well as the documents created therein, by the intern, for disclosure of the company in focus, this work being the result of a curricular internship carried out at SNT South & North Trading. The main methodologies and data collection techniques created in this report point to a qualitative path, focusing on the literature review and the creation of a communication plan for the internship host entity. From the definition of the strategy to the knowledge of the company and target audience, to the means to be used and budget, all these factors will be addressed in this report, giving the understanding of the importance of each one of them has for the realization of a communication plan. With this work, it will be perceived the relevance of the communication plan in business terms, highlighting the theoretical and practical learning of the trainee author of the work.
Descrição
Relatório de estágio em Ciências da Comunicação
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