O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de ensino: aprendizagem

dc.contributor.advisorMoura, Maria Teresa Teixeira de
dc.contributor.authorDias, Ermelinda Maria Pinto
dc.date.accessioned2016-12-02T14:11:07Z
dc.date.available2016-12-02T14:11:07Z
dc.date.issued2016-12-02
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste relatório dissertativo é um relatório final de estágio, de cariz teóricoprático, que remete para o estudo e análise da atividade pedagógica posta em prática em contexto escolar. É uma reflexão centrada no estágio desenvolvido na escola E.B. 1 do Corgo, nº 3 de Vila Real. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer o trabalho efetuado durante a prática pedagógica. Este estudo incidiu sobre os aspetos que se seguem: A caracterização do contexto de estágio, a atividade educativa, o relato da prática educativa, a aproximação da língua escrita à língua falada e as metodologias de investigação. Tendo em atenção a diversidade de temáticas envolventes no ensino/aprendizagem, este estudo centra-se, no entanto, no acordo ortográfico de 1990. Esta opção deve-se ao facto de considerarmos este assunto de uma importância extrema, já que entra em vigor no ano letivo de 2011/12. Não obstante, a fim de averiguarmos o conhecimento que os docentes têm sobre o assunto, optamos por efectuar um inquérito sobre o assunto. A análise ao inquérito permitiu constatar que os docentes revelam ainda muitas dificuldades na aplicação do acordo ortográfico. Estas dificuldades advêm, sobretudo, do desconhecimento que os profissionais têm em relação às mudanças na ortografia, impostas pelo acordo.pt
dc.description.abstractThis report aims to contribute to the elucidation of some doubts that still persist in the use of rules of the Orthographic Agreement of 1990, recently implemented since early, in primary school, until the secondary school students. This aims to demonstrate the implementation of the Orthographic Agreement may (or may not) cause difficulties for teachers and students, from a study made to teachers using surveys, demonstrate the difficulties and advantages that are currently found in teaching. The purpose is to demonstrate also the impact that this Agreement will cause in Education, because, for being in a period of transition, the students of school where the internship happened, dealt with the two standard rules. The main goal is to think about the implementation of the Orthographic Agreement and how it’s being received in educational establishments, showing the opinions of some teachers of primary schools. This report also describes a journey passed in internships of a professional/practice teaching under supervised training in teaching of a primary school, particularly in the School of Vila Real EB1 No. 3, Class 1. The internships were developed in the same context, which proved to be quite relevant to the deepening of our practice; this context will be featured throughout this report.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6981
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectOrtografiapt
dc.subjectEnsino/aprendizagempt
dc.subjectAcordo ortográficopt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectReforma ortográficapt
dc.subjectImplicações no ensinopt
dc.subject.udc371.3(043)pt
dc.subject.udc811.134.3'354(043)pt
dc.subject.udc37.013(043)pt
dc.titleO acordo ortográfico e o seu impacto no processo de ensino: aprendizagempt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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