Os saberes e as aprendizagens dos formadores de educação de adultos

dc.contributor.advisorLoureiro, Armando
dc.contributor.authorFernandes, Sofia Maria Alves
dc.date.accessioned2015-05-15T09:28:23Z
dc.date.available2015-05-15T09:28:23Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultospt
dc.description.abstractA investigação que realizámos teve como foco de análise o trabalho realizado pelos formadores, de formação base, de cursos de educação e formação de adultos num centro de formação do norte de Portugal. Partindo do princípio que não há uma formação académica prévia que habilite os formadores de adultos para exercerem a sua atividade, o principal objetivo do estudo foi perceber o que fazem esses formadores, que conhecimentos e saberes dizem mobilizar e como os adquiriram para realizarem o seu trabalho. O enquadramento teórico centrou-se em algumas correntes que emergiram sobre o tema da Educação e Formação de Adultos. Tentou-se enquadrar a Educação e Formação de Adultos em Portugal neste contexto histórico até aos dias de hoje. Foi feita uma abordagem conceptual a termos como identidade, conhecimentos, saberes, competências e aprendizagens profissionais. A operacionalização do estudo realizou-se através da aplicação e análise de um inquérito por questionário. Os resultados deste estudo permitem-nos concluir que efetivamente, os formadores inquiridos, são detentores de vários tipos de formação académica, mas nenhum deles em educação, nomeadamente em Educação de Adultos. Foram apresentadas diversas formas de aquisição dos saberes e conhecimentos, nomeadamente vindos da prática. O processo de construção do saber e das aprendizagens tem como base a partilha, a reflexão e a experimentação.pt
dc.description.abstractOur research focuses on the analysis of the work done by the trainers of basic training, education courses and education and training of adults’ courses, at a training center in the north of Portugal. Assuming that there is not a previous education which enables the trainers of adults to exercise their profession, this study aims to understand what these trainers do. Our main goal is to find out which knowledge and expertise they say to mobilize and how they acquired them to do their job. The theoretical framework focuses on a few trends that emerged in the field of Education and Training of Adults. We have tried to frame the Education and Training of Adults in Portugal in this historical context to the present day. Regarding notions such as identity, knowledge, know-how, skills and apprenticeships a conceptual approach was taken. The operationalization of the study was conducted over the application and analysis of a questionnaire survey. The research data allows us to conclude that the respondent trainers actually have a variety of academic formation, although neither one of them in education, especially in Training of Adults. There were presented different forms of acquisition of knowledge and expertise, namely coming from practice. The construction process of knowledge and learning is based on sharing, reflection and experimentation.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/4625
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectFormação de adultospt
dc.subjectConhecimentospt
dc.subjectCompetênciaspt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subject.udc374.7(043)pt
dc.titleOs saberes e as aprendizagens dos formadores de educação de adultospt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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