Análise do processo de avaliação de riscos ambientais em estudos de impacte ambiental de projetos de infraestruturas rodoviárias

dc.contributor.advisorMarques, Margarida Maria Correia
dc.contributor.advisorTeixeira, Ana Cristina Corado Ferreira Russo
dc.contributor.authorFaria, Vânia Cristina Ribeiro
dc.date.accessioned2013-06-26T10:09:40Z
dc.date.available2013-06-26T10:09:40Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia do Ambientepor
dc.description.abstractA crescente preocupação com as questões ambientais associadas à construção e exploração de infraestruturas rodoviárias tem levado a um incremento de estudos nesta temática. Vulgarmente, os projetos de natureza linear abrangem vastas áreas geográficas, levando a um aumento de situações de risco ambiental. A presente dissertação deriva da constante necessidade de melhoria contínua e atualização das boas práticas ambientais, procurando otimizar o processo de avaliação de risco ambiental em Estudos de Impacte Ambiental (EIA) de infraestruturas rodoviárias. O principal objetivo deste trabalho é a análise e intercomparação de EIA relativamente ao fator risco ambiental. Como esta temática não se encontra explorada a nível nacional, pretende-se definir um novo percurso nesta área de atuação, para que o fator risco ambiental passe a fazer parte integrante dos EIA. A análise efetuada permitiu apropriar e aferir diretrizes que visam o auxílio de técnicos, quer a nível da elaboração dos EIA, quer a nível da avaliação pela Comissão de Avaliação. As diretrizes criadas foram divididas em duas fases: construção e exploração, e organizadas por áreas de projeto, riscos, suas causas e medidas de minimização/prevenção e recuperação. Correspondem a uma listagem genérica de elementos que deveriam constar e ser avaliados em todos os projetos de EIA de infraestruturas rodoviárias.por
dc.description.abstractThe growing concern about the environmental issues associated with construction and exploration of road infrastructure has led to an increment of studies on this topic. General linear nature of the projects cover large geographical areas, leading an increase of environmental risk. The present dissertation stems from the need for constant improvement and updating of environmental best practices, trying to optimize the process of environmental risk assessment in the Environmental Impact Study (EIS) of road infrastructure. The grate objective of this paper is the analysis and intercomparison of EIS in relation to environmental risk factor. As this issue is not explored at national level, we intend to set a new course in this area, so that the environmental risk factor becomes part and parcel of the EIS. The analysis performed allowed and appropriate guidelines aimed at gauging the help of technicians, both in terms of preparation of EIS, both in terms of the evaluation by the Evaluation Committee. The guidelines were created divided into two phases: construction and exploration, and organized by areas of project risks, their causes and measures to minimize / prevent and recovery. Correspond to a generic list of elements that should be included in all projects EIS road infrastructure.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/2495
dc.language.isoporpor
dc.rightsopen access
dc.subjectInfraestruturas rodoviáriaspor
dc.subjectImportância da avaliação do impacte ambientalpor
dc.subjectEstradaspor
dc.subjectAvaliação e análise de riscospor
dc.subject.udc504(043)
dc.subject.udc656.11(043)
dc.titleAnálise do processo de avaliação de riscos ambientais em estudos de impacte ambiental de projetos de infraestruturas rodoviáriaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublicationen
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