A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorCampos, Helena Maria Barros dept_PT
dc.contributor.authorMadureira, Ana Mafalda Borgespt_PT
dc.date.accessioned2020-10-20T09:45:02Z
dc.date.available2020-10-20T09:45:02Z
dc.date.issued2020-01-08
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.pt_PT
dc.description.abstractThis Supervised Teaching Practice Report (PES) in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, which is essential for obtaining the Master's degree in PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education, based in Supervised Teaching Practice. This report has an essay feature whose theme focused on the importance of mathematical creativity in the school context of Pre-School Education. The relevance of mathematical creativity is emphasized in the daily life when combined with activities based on mathematical content. We highlight the importance of the role of the educator to develop tasks which challenge the children´s creativity, preparing them for the next step, which will be the compulsory education. In this work, we characterize the group with which we had working, we define the goals of the classroom curriculum project and we describe the organisation and management of the educational space. We describe some of the activities carried out with this group of children, highlighting their curiosity and commitment that they applied in the development of each one.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10192
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectcriatividadept_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleA criatividade matemática na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Ana Mafalda Borges Madureira.pdf
Tamanho:
1.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: