A oralidade no processo de ensino-aprendizagem

dc.contributor.advisorAssunção, Carlos
dc.contributor.advisorGiménez García, José Manuel
dc.contributor.authorCarvalho, Rita Alexandra Rio André C. Rodrigues
dc.date.accessioned2016-07-25T15:24:46Z
dc.date.available2016-07-25T15:24:46Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractEste relatório constitui a reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real) e Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (Chaves), sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos da Costa Assunção e coorientação do Professor José Manuel Giménez García. A minha prática pedagógica incidiu em duas vertentes: na disciplina de Português com uma turma de 9º ano e na disciplina de Espanhol, nível B2, numa turma de 11ºano. A consciência de que a oralidade constitui um saber nuclear que pode ser trabalhada nas suas diferentes vertentes - a compreensão, a expressão oral e a interação - permitiume desenvolver algumas estratégias potenciadoras do aperfeiçoamento desta competência. Neste contexto, o presente relatório pretende alcançar os seguintes objetivos:  Identificar problemas relacionados com a oralidade na sala de aula.  Planificar atividades de acordo com as necessidades do público-alvo.  Apresentar estratégias/atividades para o desenvolvimento dessa competência, quer na língua materna, quer na língua estrangeira, espanhol.pt
dc.description.abstractThis project is the reflexion on the supervised teaching which was developed during the academic year of 2014/2015, in Dr. Camilo Castelo Branco Secundary School (Vila Real) and Dr. António Granjo School (Chaves), under the scientific supervision of Dr. Carlos da Costa Assunção and the orientation of Dr. José Manuel Giménez García. My pedagogical practice focuses in two sides: in the portuguese school subject with a group of the 9 grade and in the spanish school subject with a group of the 11 grade. The conscience that “speaking” is a nuclear know and can be studied in different ways increasing the comprehension, the discourse and students interaction - has allowed me to develop some strategies reinforcing the development of this competence. In this context, the present report has the aim to achieve the following objectives:  Identifying some problems related to speaking in the classroom  Planifying activities according to the needs of students  Present some strategies/activities to develop this skill, in the native language and in the foreign language, spanish language.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6275
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectPortuguêspt
dc.subjectEnsino/aprendizagempt
dc.subjectEspanholpt
dc.subjectOralidadept
dc.subjectCompetência comunicativapt
dc.subject.udc371.33(043)pt
dc.subject.udc811.134.3(043)pt
dc.subject.udc811.134.2(043)pt
dc.titleA oralidade no processo de ensino-aprendizagempt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
msc_raracrcarvalho.pdf
Tamanho:
984.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format