Adaptação dos alunos ao Ensino Superior: relação com a tutoria, suporte social e resiliência

dc.contributor.advisorAntunes, Maria Cristina Quintaspt_PT
dc.contributor.authorLedo, Jóni Micael Bentopt_PT
dc.date.accessioned2019-07-12T14:44:39Z
dc.date.available2019-07-12T14:44:39Z
dc.date.issued2019-06-03
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Desenvolvimentopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o suporte social percebido por parte de estudantes em relação aos seus tutores e a adaptação ao Ensino Superior. Participaram 207 estudantes de uma Universidade do Norte de Portugal, do sexo masculino (n=53) e do sexo feminino (n=154), com idades compreendidas entre os 17 e os 39 anos (média=19,63 e DP=3,53). A recolha de dados foi feita através da aplicação do QAES (Questionário de Adaptação ao Ensino Superior) construído e validado por Araújo et al. (2014) e o SSA (Social Support Appraisal Scale) construído por Vaux (1986) e adaptado por Antunes & Fontaine (1995) e ao qual se acrescentou, para esta investigação, a dimensão “Perceção de suporte social do(a) tutor(a)”. Os resultados mostraram que o suporte social dos tutores se relaciona significativamente com a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior em três dimensões: Adaptação à Instituição, Adaptação Social e Adaptação Académica. Neste estudo não se verificaram diferenças significativas em função do sexo em nenhuma das dimensões da adaptação ao Ensino Superior. Relativamente à idade, os estudantes com mais de 20 anos demonstraram melhor adaptação ao Ensino Superior na dimensão Desenvolvimento da Carreira. Por fim não se encontraram diferenças significativas na adaptação ao Ensino Superior em função da escolaridade dos pais dos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the relationship between the perceived social support of university students in relation to their tutors and the adaptation to university. Participants were 207 students from a University in North of Portugal, male (n = 53) and female (n = 154), with age between 17 to 39 years (mean = 19.63 and SD = 3, 53). The data collection was done through the application of the QAES (Questionnaire on Adaptation to University) developed and validated by Araújo et al. (2014) and SSA (Social Support Appraisal Scale) built by Vaux (1986) and adapted by Antunes & Fontaine (1995), to which was added the dimension “Social Support Perception of Tutor”, for the purpose of this research. The results of this study indicate that the social support of tutors is significantly related to students’ adaptation to university in three dimensions: Adaptation to the Institution, Social Adaptation and Academic Adaptation. In this study, there were no significant differences according to sex in any of the dimensions of adaptation to university. With regard to age, students over 20 years of age showed better rates in of the dimension Career Development. Finally, there were no significant differences in the adaptation to university due to level of education of the students' parents.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9442
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectTutoriapt_PT
dc.titleAdaptação dos alunos ao Ensino Superior: relação com a tutoria, suporte social e resiliênciapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
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