Os campos conceptuais e a aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do Ensino Secundário

dc.contributor.advisorRodrigues, Isilda Teixeira
dc.contributor.advisorVasconcelos, Clara
dc.contributor.authorOliveira, Sandra Maria Escaleira Borges de
dc.date.accessioned2016-01-14T15:47:56Z
dc.date.available2016-01-14T15:47:56Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractO novo paradigma educativo centrado na aprendizagem do aluno como objeto principal é coerente com os resultados emanados de diversas investigações em Educação para as Ciências, que demonstram a importância de conhecer os diversos processos através dos quais, os alunos aprendem conceitos científicos e constroem o seu próprio conhecimento. A Teoria dos Campos Conceptuais de Gerard Vergnaud, que serve de base a este estudo, supõe que o centro de desenvolvimento cognitivo é a conceptualização, sendo que como teoria, é especialmente idónea para indagar e compreender os processos cognitivos de aprendizagem significativa de conceitos complexos, como são os científicos. O principal objetivo da nossa investigação foi o de estudar como se articula o pensamento dos alunos, enfatizando-se determinadas tarefas de aprendizagem pertencentes ao campo conceptual da Mecânica Newtoniana e desta maneira definir e caracterizar os respetivos invariantes operatórios e suas correlações.pt
dc.description.abstractThe new educational paradigm, which focusses on student’s learning, is far coherent with the results presented in countless educational studies in the sciences field. These studies show the relevance of knowing the different ways through which students learn scientific concepts and build their own knowledge. The Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud, that highly influenced our study, claims that the cognitive development is conceptualization. As a theory, based on impartial premises, it is fully prepared to analyze and understand the cognitive processes of the significant learning of complex concepts, as the scientific ones. The main goal of our investigation was to analyze how students’ thoughts are assembled, emphasizing and highlighting particular learning tasks that belong to the conceptual field of the Newtonian Mechanic and, thus, define and characterize the related invariant operations and its correlations.pt
dc.identifier.tid101509391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/5412
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectFísicapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectTeoria dos campos conceptuais de Gerard Vergnaudpt
dc.subjectEsquema mentalpt
dc.subjectInvariantes operatóriospt
dc.subject.udc371.3(043)pt
dc.subject.udc53(043)pt
dc.titleOs campos conceptuais e a aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do Ensino Secundáriopt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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