A Poesia Musicada de Intervenção em Portugal (1960-1974): a sua aplicabilidade no Ensino Secundário

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Canto de intervenção é reconhecido como um género de música que, pela sua génese, para além de revelar características de carácter estético, esconde, no seu âmago, a alma de um povo em luta, por uma constante melhoria, quer social, quer cultural. Como tal, devemos destacar a força incitadora e, simultaneamente, mobilizadora que o canto de intervenção pode exercer sobre as pessoas e, neste caso específico, sobre os alunos. Por outra via, evidencie-se o seu carácter didáctico, tal é a sua importância no âmbito da afirmação cultural como reforço dos princípios da cidadania. O estudo da aplicação do canto de intervenção em sala de aula, insere-se na perspectiva pragmática de fornecer aos colegas professores mais uma estratégia que, pensamos ser um potencial recurso para ajudar a escola a assumir-se como um elemento gerador de uma mudança sólida da sociedade. A sala de aula é um espaço que terá de se renovar, para poder acompanhar a natural evolução da sociedade a vários níveis: político, económico, social e cultural. No período em que vivemos, torna-se crucial que os professores recorram, sem preconceitos, a estratégias que motivem os alunos, de forma a atingir melhores performances, numa adaptação a uma sociedade cada vez mais audiovisual e, simultaneamente, a revelar sinais inquietantes de alheamento e de indiferença face aos valores da cidadania. Nesta perspectiva, apresentamos uma estratégia que se adequa ao princípio da renovação do espaço – sala de aula, recorrendo a uma marca identitária da nossa cultura. Com o objectivo de confirmar ou infirmar as investigações realizadas, revelamos os resultados e a análise de um estudo de caso que executámos em duas turmas de 11º ano de escolaridade, sendo uma designada de turma controlo e outra de turma experimental. Após realização inicial de um teste diagnóstico, foram ministradas aulas à turma experimental recorrendo à estratégia pedagógico-didáctica da poesia musicada de intervenção. Ao longo de várias aulas, verificámos que a aplicação de tal recurso obteve resultados estimulantes, comprovando a eficácia da estratégia, ora implementada. Daqui resultaram reflexões que nos orientam no sentido de encararmos a poesia musicada de intervenção como um recurso fundamental para a melhoria da aprendizagem e consequente obtenção de uma melhoria substancial de resultados.
Protest Songs are recognised as a music genre, which, from its origin, apart revealing aesthetical characteristics, keeps in its core the soul of a people fighting for a constant social and cultural change. Thus, we must stress the mobilizing strength that protest songs can have on gathering people and, in this particular case, on students. Moreover, we must point out its didactic role due to the importance it has on cultural level as well as being a reinforcement of citizenship principles. The study of protest songs application in the classroom has the purpose of supplying fellow teachers one more strategy that we consider to be a potential resource to help school teaching to assume itself as a generating element of society solid change. Classroom is a place that needs renovation in order to keep up with natural society evolution on several levels: political, economical, social and cultural. Nowadays, it is crucial that teachers can use, without any kind of hesitation, strategies that can motivate students, with the clear aim of getting better performances in adapting to a society which is more and more audiovisual and, simultaneously, revealing dangerous signs of indifference towards citizenship values. On this perspective, we present a strategy which aims the renovation of the place – classroom -, using an identifying mark of our culture. With the objective of ratifying or invalidating our research, we reveal the result and analysis of a case study composed by two 11th form classes, being one of them considered “control” and the other one “experimental”. After a first step which consisted in a diagnosis test, the second class attended lessons in which protest songs were used. After some time we could verify the effectiveness of such a strategy, allowing us to conclude that this resource makes a better learning process possible and a subsequent increase of school results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Cultura
Palavras-chave
Citação