Os jovens e a educação física

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A procura de um modelo pedagógico de qualidade implica o estudo das representações dos alunos como variáveis fundamentais à compreensão do processo de ensinoaprendizagem, permitindo-nos obter informação pedagógica capaz de contribuir para melhorar a eficácia do ensino e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Nesta perspectiva, este estudo pretende compreender as representações, práticas e aspirações de 10 alunos do 9.º de escolaridade de uma escola do Norte Interior de Portugal, relativamente à disciplina de Educação Física (EF). A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se como fonte de recolha de dados o questionário. As respostas dos alunos foram posteriormente agrupadas em três dimensões: Representações, Práticas e Aspirações. Os resultados deste estudo revelam que os alunos relacionam a disciplina de EF com Desporto, classificando-a como sendo essencialmente prática. Os alunos estabelecem uma associação estreita entre as aulas de EF e a Saúde, concebendo a Educação Física como uma disciplina capaz de ajudar na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar. Os alunos consideram a EF importante porque esta intervém na criação, configuração e modelação do corpo, afirmando sentir gosto e prazer aquando da realização das aulas. Salientam a relação professor/aluno como elemento fundamental a ser valorizado nas aulas. Os alunos revelam preferência pelos Desportos Colectivos, destacando as modalidades de Futebol e Andebol. A falta de aptidão para a prática e a não obtenção de vivências de sucesso durante as aulas são apontados pelos alunos como os principais motivos da menor preferência pela Ginástica. No futuro, os alunos gostariam de praticar Desportos Radicais como a Escalada, BTT, Rappel e modalidades como a Natação, Esgrima, Luta e Musculação. Para estes, a melhoria das infra-estruturas, bem como a existência de uma maior variedade de desportos e interacção entre turmas e escolas, constituem os principais aspectos a desenvolver para que as aulas de EF se tornem mais motivadoras e atraentes.
The search for a pedagogical model of quality implies the study of representations of students as key variables to understand the teaching-learning process is allowing us to obtain educational information can help to improve the effectiveness of teaching and raise achievement of pupils. In this perspective, this study aims to understand the representations, practices and aspirations of 10 students in 9th grade at a school in northen interior of Portugal, concerning the discipline of Physical Education. The descriptive and exploratory nature of the study justifies the choice of qualitative method, using techniques of content analysis to analysis data and using as a source of data collection the questionnaire. Students' responses were then grouped in three dimensions: Representations, Practices and Aspirations. The results of this study show that students relate the discipline of Physical Education as Sport, classifying it as being essentially practical. Students establish a close association between Physical Education classes and the Health, conceiving Physical Education as a discipline that can help in disease prevention and helth promotion and wellness. Students consider the Physical Education important because this is involved in the creation, configuration and modeling of the body, saying feel like pleasure practing the lessons. Stress the teacher/student relationship as a key element to be valued in the classroom. Students show a preference for collective sports, highlighting the sports of soccer and handball. The lack of fitness to rat poison and not getting experience of success during the classes are identified by students as main reasons for the lower preference for the gym. In the future, students would like to practice sports like rock climbing, mountain biking, abselling and modalities such swimming, fencing, wrestling and weightlifting. For these, the improvements of infrastructure as well as the existence of a greater variety of sports and interaction between classes and schools are the main aspects to be developed Physical Education classes to become more attractive and motivating.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Alunos , Representações , Práticas , Aspirações , Educação Física
Citação