A educação como estratégia de combate ao insucesso escolar: Comparação da perceção de Professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em meio rural e urbano, no concelho de Ovar

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Insucesso Escolar (IE) é uma preocupação que persiste na nossa sociedade. Várias são as tentativas para combater esta tendência que assombra o quotidiano das nossas escolas. O presente trabalho insere-se num estudo, com o principal objetivo de investigar se a disciplina de Educação Física (EdF) pode ser entendida como estratégia de combate ao insucesso escolar, segundo a percepção de professores, de ambos os sexos, de uma escola do meio rural e de uma do meio urbano, ambas do concelho de Ovar. E desta forma poder sensibilizar os professores da sua importância na influência do Sucesso Escolar (SE). Foram inquiridos 30 professores na escola rural, com idades compreendidas entre os 35 e 61 anos, e 45 professores na escola urbana com idades compreendidas entre os 31 e 64 anos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com 8 questões de resposta fechada e uma de resposta aberta, em que os resultados obtidos demostraram que, de uma forma geral, a opinião dos professores de ambas as escolas vai ao encontro de que a EdF pode ser considerada fator potencializador do sucesso escolar. De forma mais específica os professores da escola rural estão totalmente de acordo com o facto de a EdF ser importante no combate ao insucesso escolar, o mesmo não se verificando na perceção dos professores da escola urbana.
The failure at school is a preoccupation that persists in our society. Many are the attempts to combat this trend that haunts our schools. The present work is a study, wich the main objective is to investigate if the Physical Education subject can be understood as strategy to combat the failure at school, along teacher’s perception, of both genders, at a rural and urban school, these two in the municipally of Ovar. So to awareness on Physical Education influence the school success. Were surveyed 30 teachers in the rural school, aged between 35-61, and 45 teachers in the urban school, aged between 31-64. Data were collected using a questionnaire with 8 closed-ended questions and one open-ended questions. Generally speaking, the results obtained showed that the teacher’s view from both schools go out to meet that Physical Education subject can be considered as potential factor to promote success at school. More specifically the rural school teachers agree completely with the importance of Physical Education subject in success at school, the same was not observed in the perception of urban school teachers.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Insucesso Escolar , Educação Física , Perceção dos professores , Meio Rural e Meio Urbano
Citação