A mulher empreendedora: Perfil, motivações, duplicidade de papéis e influências do meio envolvente

Data
2011
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Resumo
O objectivo geral deste estudo é caracterizar e relacionar o perfil, a duplicidade de papéis, as motivações e o meio envolvente (rural vs urbano) da mulher empreendedora portuguesa. Alguns estudos (Buttner & Moore, 1997; Diaz Garcia, 2000; Mallon & Cohen, 2001; DeMartino & Barbato, 2003; Carter & Shaw, 2006; Brush, 2008) da recente literatura sobre empreendedorismo feminino aferem quais as motivações que levam as mulheres a tornarem-se empreendedoras, e identificam quais os seus factores de medição de sucesso, no entanto uma das lacunas apontadas por diversos investigadores é a escassez de estudos que visem a dicotomia urbana versus rural (Driga, Lafuente & Vaillant, 2009) e a duplicidade de papéis da mulher empreendedora (Caputo & Dolinsky, 1998; Byron, 2005; Carter & Shaw, 2006; Ford, Heinen, & Langkamer 2007; Shelton, 2008). Assim, tomando em consideração os resultados dos diversos estudos realizados no âmbito do empreendedorismo feminino, com este estudo pretendemos dar um contributo positivo para a melhor e maior compreensão desta área de investigação tomando em consideração as relações entre o perfil da mulher empreendedora, a gestão da duplicidade de papéis, quais as suas motivações e o meio ambiente (rural vs urbano) em que esta se insere. O método escolhido para a recolha de dados foi o questionário por inquérito a mulheres empreendedoras do Norte de Portugal. Para determinar as relações (caminhos) entre as dimensões duplicidade de papéis da mulher, motivações, ideia de criação de negócio, perfil e o meio envolvente, e para aferir de que forma é que estas dimensões se relacionam para explicar, de uma forma geral, por que razão as mulheres empreendem no meio rural e urbano, recorremos ao software AMOS 19.0 para análise de modelos de equações estruturais. O perfil/ características das mulheres empreendedoras é determinado por uma análise de clusters. Este estudo afere que a motivação é diferente em mulheres empreendedoras que vivem em meios rurais das que vivem em meios urbanos, ou seja, existe uma correlação entre os constructos motivação e meio envolvente, que por sua vez influencia positivamente a decisão da mulher em criar o seu próprio negócio. Em relação à duplicidade de papéis, os dados sugerem que as mulheres empreendedoras conseguem gerir esta questão e que é uma influência positiva para a criação do negócio, tendo como mediadores os constructos motivações e/ ou meio envolvente.
The purpose of this study is to characterize and relate the profile, the duplication of women’s roles, motivations and environment (rural vs. urban) of the Portuguese entrepreneurial woman. While more recent studies of female entrepreneurship (e.g. Buttner & Moore, 1997; Diaz Garcia, 2000; Mallon & Cohen, 2001; DeMartino & Barbato, 2003; Carter & Shaw, 2006; Brush, 2008) have identified both the factors that motivate women to establish their own enterprises and those that play a key role in entrepreneurial success, few analysts have attached importance to the woman’s dual role as mother and entrepreneur (Caputo & Dolinsky, 1998; Byron, 2005; Carter & Shaw, 2006; Ford, Heinen, & Langkamer 2007; Shelton, 2008) and even fewer have made the important distinction between urban and rural contexts (Driga, Lafuente & Vaillant, 2009). The authors believe that their study contributes to the literature by filling this lacuna to some degree by simultaneously focusing on these two dimensions. Data was gathered using a questionnaire survey of urban and rural women entrepreneurs in Portugal. In order to validate the theoretical model linking the effect of women’s double role as mother/businesswoman both to their propensity to establish their own firms and to the urban/rural nature of the business environment, AMOS 19.0 structural equation models (SEM) were employed. The profile/ characteristics of women entrepreneurs is determined by a cluster analysis. The study suggests that the motives compelling women to become entrepreneurs in rural contexts is distinct from those underpinning the decisions of urban women i.e. that there exists a correlation between motivation and business environment that in turn positively influences a woman’s decision to establish her own firm. Nevertheless, the study indicates that in both urban and rural contexts women prove themselves able to effectively manage their double roles as mothers and entrepreneurs.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Mulheres empreendedoras , Factores psicológicos , Factores cognitivos , Modelo de equações estruturais , Motivações , Duplicidade de papéis , Meio envolvente
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