Como aprendem as crianças em idade pré-escolar

Data
2014-01-09
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Projetos de investigação
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Resumo
Apresentamos sob a forma de um relatório o trabalho desenvolvido na nossa prática pedagógica durante o ano 2010/2011, tendo como ponto de partida uma base teórica/reflexiva onde tentamos explicitar de forma organizada com se deverá implementar a prática pedagógica numa sala do ensino pré-escolar. A equiparação da habilitação para a docência ao grau de mestre é um sinal evidente das exigências da qualidade e profissionalismo, que se colocam nos dias de hoje, ao ensino tornando-se uma condição importante no desenvolvimento de um país. Estamos cientes que este relatório reflete todo o trabalho como educadora de infância que realizámos durante o ano letivo 2010/2011 com um grupo de crianças pertencente ao Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral. Começamos com uma descrição do contexto onde exercemos funções docentes, iniciando com uma referência ao meio onde está inserido o Jardim-de-Infância, a sua caracterização/organização, passando depois para a descrição de todos os espaços existentes tanto internos como externos. De seguida fazemos uma breve reflexão, com algum suporte teórico, sobre as orientações curriculares para a educação pré-escolar que constituem um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática, ou seja, para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças. Estas também se diferenciam de algumas conceções de currículo por serem mais gerais e abrangentes, isto porque incluem a possibilidade de fundamentar diversas opções educativas e, portanto, vários currículos. Abordamos alguns conceitos tais como planificação, avaliação e currículo. Expomos o modelo pedagógico utilizado por nós baseando-nos também em alguns autores que o defendem. Terminamos com a reflexão sobre os projetos em educação pré-escolar e a sua importância no desenvolvimento das crianças.
This report serves to present the work carried out during our pedagogical practice in 2010/2011. With a theoretical/reflective basis as a starting point, we tried to make it explicit in a clear and organized manner, the way we should implement the pedagogical practice in a pre-school classroom. The equivalence of teaching qualification to a master’s degree is a clear demand for quality and professionalism in the teaching process, which becomes extremely important for the development of a country. We are aware this report reflects all the work as a kindergarten teacher in 2010/2011 with the group of children of Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral. We began with the description of the context, referring to the surroundings and environment of the kindergarten, its characteristics and organization, as well as its facilities. Afterwards, and with some theoretical support, we made a reflection on curricula orientations in pre-school teaching, which constitutes the necessary principles to back up the teachers’ decisions in their practice, that is, to carry through the whole learning/teaching process. Those are also different from some curriculum conceptions for being more general and far-reaching, as they include the possibility to base many teaching options, and therefore, many curricula. We approach some concepts such as planning, evaluation and curriculum. We set out the pedagogical model we used, supported in some authors. We end up with a reflection on pre-school teaching projects and their role on children’s development.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino, Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Prática pedagógica , Educação pré-escolar , Educador , Planificação , Avaliação , Projetos , Orientações curriculares , Modelo pedagógico
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