Génese e evolução da função sistemas de informação no Município de Vila Real

Data
2014-02-28
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Projetos de investigação
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Resumo
As expectativas que os cidadãos têm, relativamente aos serviços prestados pela administração pública, são cada vez maiores e evidentes. Com a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação, os serviços públicos introduziram uma nova orientação no processo de reforma e modernização administrativa na Administração Pública. O setor público apresenta, na atualidade, a necessidade de disponibilizar melhores serviços aos cidadãos, bem como recolher informação relevante para a tomada de decisões procurando, para o efeito, a aplicação de novas tecnologias que contribua para a satisfação dessas necessidades. A eficiência da gestão nas organizações traduz-se cada vez mais na forma como estas são capazes de tornar de otimizar a utilização dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos. A implementação de Sistemas de Informação vocacionados para uma gestão que não tenha como único propósito a mera aprovação documental, mas seja capaz de redesenhar fluxos tendo em conta a aprendizagem, é um fator de diferenciação na prestação de serviços ao cidadão. O papel da Função Sistemas de Informação nas organizações é o de assegurar um conjunto de atividades propiciadoras do equilíbrio entre os recursos, atividades e fatores endógenos à organização, contribuindo para a sua eficiência. Neste trabalho é apresentada a génese e evolução da Função Sistemas de Informação no Município de Vila Real e as consequentes alterações produzidas no funcionamento dos serviços. Através de um estudo de caso são abordados os momentos marcantes do processo de implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação na autarquia de Vila Real.
The expectations that citizens have in relation to the services provided by the government, are increasing and evident. With the adoption of Information Technologies and Communications, utilities have introduced a new orientation in the process of administrative reform and modernization in public administration. The public sector has, at present, the need to provide better services to citizens and collect information relevant to the decision making searching for this purpose, the application of new technologies that contribute to the satisfaction of those needs. The efficiency of management in organizations is reflected increasingly in the way they are able to make to optimize the use of resources, whether human, financial or technological. The implementation of information systems aimed at a management that does not have the sole purpose of mere approval document, but be able to redraw flows taking account of learning, is a differentiating factor in the provision of services to citizens. The role of the Information Systems Function in organizations is to ensure a set of activities which encourage the balance between resources, activities and endogenous factors to the organization, contributing to its efficiency. This paper presents the genesis and evolution of the Information Systems Function in the municipality of Vila Real and the resulting changes produced in the operation of services. Through a case study we focus on the moments of the process of implementation of Information and Communication Technologies in the municipality of Vila Real.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática
Palavras-chave
Sistemas de informação , Município de Vila Real
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