Obesidade e atividade física em crianças e adolescentes: perceção de imagem corporal: estudo realizado com alunos da Escola EB 2,3/S Miguel Torga em Sabrosa

Data
2014-05-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo pretende analisar os índices de atividade física, obesidade e a perceção da imagem corporal dos alunos da Escola EB 2,3/S Miguel Torga, em Sabrosa. É pressuposto analisar os níveis de Atividade Física dos alunos em função do género, comparando-a em função do ciclo de escolaridade e da sua idade. Também se pretende que, através do Índice de Massa Corporal, se analise o nível de obesidade dos alunos em função das variáveis independentes supracitadas. O intuito deste estudo também é verificar a perceção da imagem corporal dos alunos e saber se a mesma se relaciona com o nível de atividade física e/ou com a respetiva classificação de obesidade. A amostra é constituída por 135 alunos, 73 do género masculino e 62 do feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos de idade, pertencentes ao 2º e 3º Ciclo e ao Ensino Secundário. A avaliação da atividade física foi realizada através do Questionário de Baecke et al. (1983), o que permite estimar os índices de atividade física no trabalho/ escola (IAFE), índice de atividade física no desporto (IAFD), índice de atividade física de lazer (IAFL) e o índice de atividade física total (IAFT). A Perceção da Imagem Corporal foi analisada através da Escala de Silhuetas de Stunkard et al. (1982). Os procedimentos estatísticos utilizados foram os testes Mann Whitney e o teste Kruskal-Wallis De acordo com as possibilidades, foram utilizadas técnicas estatísticas não paramétricas, uma vez que não se verificam todos os 4 parâmetros das técnicas paramétricas: Homocedasticidade, distribuição normal, amostra intervalar e número de sujeitos superior a 30. O software utilizado foi o SPSS 10.0 para Windows. As principais conclusões obtidas são: 1- Não existem diferenças no nível da obesidade no que respeita ao género e idade dos alunos; 2- Os alunos do género masculino apresentam índices de Atividade Física substancialmente maiores que os alunos do género feminino; 3- Existem diferenças significativas na Perceção da Imagem Corporal em função da idade; 4- Existe uma relação positiva entre a Perceção da Imagem Corporal e a Classificação da Obesidade.
The present investigation intends to analyse indexes of physical activity, obesity and the perception of the body image of the pupils of EB 2,3/ S Miguel Torga School in Sabrosa. We are supposed to analyse the level of physical activity of the pupils according to gender, comparing it based on their grade and age. We also want to analyse, by the BMI, the level of obesity of the students according to the independent diversities already referred. The aim of this investigation is also to verify the awareness of the students about their body image and to know if it is related to their physical activity frequency and/or with their obesity classification. The random sampling was made with 135 students, 73 male pupils and 62 female pupils, aged from 10 to 20 years old, attending the second and third levels and the secondary school. The evaluation of the physical activity was done through the Baecke et al. (1983) questionnaire, that allows to estimate the indexes of physical activities in work/ school (IAFE), the indexes of physical activity in sport (IAFD), the indexes of physical activity in hobbies (IAFL) and the indexes of total physical activity (IAFT). The Body Image Perception was done trough standard body silhouettes proposed by Stunkard et al. (1982). The statistics procedures used were the Mann Whitney tests and the kruskal- Wallis test. According to the possibilities, non-parametric techniques were used because we couldn’t verify all the four parameters of the parametric technique: Homoscedasticity, regular distribution, break sample and number of people observed over 30. The software used was SPSS 10.0 for the Windows. The main conclusions achieved are: 1- There are no differences at the level of obesity in what concerns gender and age of the pupils; 2- Male pupils show much more physical abilities for Physical Activities than female pupils; 3- There are big differences in what concerns the perception of the Body according age; 4- There is a positive relation between the Body Perception Image and the Obesity Classification.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Atividade física , Obesidade , Perceção da imagem corporal
Citação