Perceção de risco e segurança de praticantes de desportos de aventura em meio escolar

Data
2012
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Resumo
Atualmente, assistimos ao desenvolvimento de uma cultura em que o meio ambiente e a reconciliação com a natureza são um dos valores centrais. Neste contexto, a crescente importância das práticas desportivas na ocupação dos tempos livres de recreação e lazer fez surgir diferentes cenários no mundo do desporto, sendo um deles as Atividades de Desporto Aventura (ADA) em meio natural. Parte da expectativa dos praticantes destas atividades relaciona-se com a questão destes experimentarem vários níveis de risco e excitação, numa clara situação de autoavaliação dos limites físicos e psicológicos. No entanto é de referir que os acidentes são um risco para as pessoas que praticam desportos de aventura, e que é de relevante importância a perceção do risco e segurança para todos os intervenientes nestas atividades. Neste sentido o presente trabalho pretendeu identificar a perceção dos tipos de risco e segurança que os praticantes em idade escolar têm nas ADA. A metodologia utilizada envolveu a utilização de uma escala multidimensional, estruturada em quatro dimensões, resultando num instrumento de avaliação constituído por vinte e cinco questões de resposta aberta. Da análise dos resultados observou-se que os alunos em estudo parecem evidenciar um elevado nível de perceção de risco e segurança nas ADA. Para além disso, os resultados evidenciam que praticantes com menos anos de prática e praticantes do sexo feminino apresentam uma maior perceção do risco e noção de segurança relativo à prática de ADA, nas quatro dimensões do modelo.
Today, we witness the development of a culture in which the environment and reconciliation with nature is a core value. In this context, the growing importance of sports activities recreation and leisure has given rise to different scenarios in the sports world, being one of them the Adventure Sports Activities. Regarding this activities, the individuals expectations are related to the experience of risk and excitement, and the knowledge of their physical and psychological limits. However it should be noted that accidents are a risk to people who practice adventure sports, and the perception of risk and security for all individuals in this activities constitutes a relevant issue. In this context the present study aimed to identify the types of risk perception in the Adventure Sport Activities in students. The methodology involved the use of a multidimensional scale, structured in four dimensions, resulting in an assessment instrument consisting of twenty-five open-response questions. Analysis of the results showed that students seem to reveal a high level of risk perception and safety on the Adventure Sport Activities. In addition, the results suggest that student’s with fewer years of practice and female student’s have both a greater perception of risk and sense of security regarding the practice of Adventure Sport Activities on the four dimensions of the model.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto de aventura
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