Orientação para o mercado em instituições de Ensino Superior

Data
2015-05-21
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Resumo
As instituições de ensino superior (IES) têm enfrentado uma competitividade constante, por isso buscam ferramentas relacionadas ao marketing para possibilitar o atingimento das metas. Por conseguinte, têm buscado adaptar-se a dinâmica de mercado e destacarem-se como boas opções para os clientes. Um boa opção está relacionada a qualidade de ensino que agrega valor às instituições, e atrai maior número de estudantes quando há satisfação do cliente interno (colaboradores) e externo. O conceito de orientação para o mercado [OM] surge como ferramenta para a busca eficaz da satisfação dos clientes e possível soluções aos problemas de permanência dos estudantes nas universidades até a conclusão do curso, sendo um dos grandes desafios contemporâneos. Nesse contexto, buscou-se avaliar a capacidade de respostas em relação a orientação para o mercado das Instituições de ensino superior públicas brasileiras e portuguesas e se elas são diferentes das IES privadas. Este estudo procurou avaliar, por meio de pesquisas e teorias desenvolvidas em relação à orientação para o mercado, modelos, ferramentas e estratégias para o atingimento da satisfação dos clientes. Nesse caso, uma das diretrizes foi que as instituições de Ensino Superior poderão manter uma ativa via de comunicação com as necessidades das empresas no sentido de conhecer o mercado para onde os formandos serão direcionados, incentivando-os a criação de um objetivo, perante os cursos escolhidos. Os resultados das análises estatísticas foram que as IES públicas apresentaram uma média de orientação para o mercado, superior às IES privadas. Contudo, essas instituições de ensino superior deverão investir mais em OM, pois estatisticamente a diferença entre elas não foram tão significativa.
The higher education institutions (HEI) have faced a constant competitiveness, so seek related marketing tools to enable the achievement of goals. Therefore, have sought to adapt to market dynamics and stand out as good options for customers. A good option is related to the quality of education that adds value to the institutions, and attracts more students when there is internal customer satisfaction (employees) and external. The concept of market orientation [MO] emerges as a tool for the effective pursuit of customer satisfaction and possible solutions to the problems of abidance of students in universities until the completion of the course, one of the great contemporary challenges. In that context, we sought to evaluate the ability responses against of market orientation of public institutions of Brazilian and Portuguese higher education and if they are different from private HEI. This study sought to evaluate, through research and theories developed in relation to market orientation , models , tools and strategies for achieving customer satisfaction . In this case, one of the guidelines was that the higher education institutions may maintain an active communication channel with the needs of companies to meet the market where trainees will be directed by encouraging them to set up a goal, before the courses chosen. The results of the statistical analyzes that public HEI have an average market orientation, superior to private HEI. However, these higher education institutions should invest more in MO, since statistically the difference between them were not so significant.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Ensino superior , Instituições , Marketing , Orientação para o mercado
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