Educador/professor: do pensamento à acção

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O documento relativo ao relatório de estágio que a seguir se apresenta encontra-se organizado em três itens basilares, precedido de uma introdução e, por último, sintetizando-se numa conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte intitula-se de O Educador/Professor: duas facetas num só ser. Nela, fazemos alusão ao educador/professor como um só ser indissociável, referimo-nos ao meio envolvente, às instituições educativas, ao Projecto Curricular de Grupo/Turma, aos modelos pedagógicos utilizados e, por fim, à planificação e avaliação nos diferentes contextos em que nos inserimos, pretendendo, deste modo, salientar o papel do educador e do professor como sendo complementares, pois a formação deve sempre acompanhar o ensino.Segue-se a segunda parte: O Educador no Jardim-de-Infância, onde caracterizamos o grupo, a actividade educativa em jardim-de-infância, referindo as actividades de rotina, as actividades livres e as actividades por nós orientadas. Analisamos ainda de uma forma geral a evolução do grupo, aquando da nossa prática educativa. No que respeita à terceira parte do presente documento, esta denomina-se: O Professor em Sala de Aula. Este item pressupõe a caracterização da turma em questão para, deste modo, se partir para uma explicação do que foi a actividade educativa no 1º Ciclo do Ensino Básico, abarcando a organização temporal e as actividades por nós desenvolvidas. Para um melhor esclarecimento da nossa prática, surge a importância de uma análise da evolução do grupo, provando graficamente o sucesso da nossa pedagogia. A conclusão final figura como síntese do nosso pensamento e da nossa acção. Esta não exclui as conclusãoes parciais que cada capítulo exigiu, pois toda a prática se fundamenta numa reflexão.
The document on the teacher training report which is presented below is organized into three basic items, preceded by an introduction and finally synthesizing into a reflective conclusion of all work. The first part is called: The Educator/Teacher: two facets of a single being. In it, we refer to the educator/teacher as one inseparable being, we refer to the surrounding environment, educational institutions, the Group/Class Curricular Project, the teaching models used and, finally, the planning and assessment in different contexts which we live, intending thereby to emphasize the role of educators and teachers as being complementary, the training must always accompany the learning.The following second part: The Educator in the Kindergarten, is where we characterize the group, the educational activity in kindergarten, referring to the routine work, activities and free activities for us oriented. We also analyze in general the group's evolution, during our educational practice. Regarding the third part of this document entitled: The Teacher in the Classroom. This item requires the characterization of the class in question to thereby break for an explanation of the educational activity in the 1st Cycle of Basic Education, covering the temporal organization and activities developed by us. For a better understanding of our practice, comes the importance of an analysis of the evolution of the group, showing graphically the success of our pedagogy.The final conclusion figures as a synthesis of our thinking and our action. This does not exclude partial conclusions that each chapter has demanded since the whole practice is based on a reflection.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Educadores , Professores , Salas de aula , Prática pedagógica
Citação