Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas

Data
2010
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Projetos de investigação
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Resumo
A dissertação está dividida em duas partes. Na primeira procedeu-se à revisão bibliográfica que se mostrava necessária. Na segunda fizemos a descrição dos processos metodológicos e apresentámos os resultados da investigação efectuada. Este trabalho é o resultado de uma investigação conduzida pela autora sobre o acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massa no contexto de um agrupamento de escolas do Concelho da Póvoa do Varzim. Nesta investigação, foram inquiridos os pais/encarregados de educação dos alunos matriculados no 3º e 4ºanos de todas as escolas do 1º Ciclo de um agrupamento de escolas de Póvoa do Varzim. Procurou-se conhecer o seu acompanhamento face ao uso que os seus filhos /educandos fazem dos meios de comunicação de massa. Demos atenção às suas opiniões e preocupações. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e foram tratados com recurso à metodologia quantitativa. Ao longo do trabalho, é feita uma abordagem aos diferentes mass media. Faz-se referência à educação para os media, à formação dos professores, o papel da família…Foca-se, ainda, o impacto da TV na infância e a importância da família e da escola na educação para os media. Após o tratamento de dados ficámos com a convicção que existe uma maior sensibilidade por parte dos pais para reconhecer os benefícios e os malefícios dos meios de comunicação de massas. Constatamos a posição dominante da televisão face a todos os outros media, verificámos, ainda, que o uso do computador está em ascensão.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
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