A importância da inteligência emocional e do capital psicológico positivo dos líderes (autênticos) e colaboradores na gestão da criatividade dos colaboradores/das equipas

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As organizações de hoje competem numa economia cada vez mais complexa e global. Atualmente, para se ganhar vantagem competitiva, a inovação tornou-se o maior desafio das organizações, sendo a criatividade dos recursos humanos a condição essencial para atingir esse objectivo e consequentemente as unidades de saúde, tal como as organizações de outros setores, não podem ser alheias a esta realidade, e devem melhorar constantemente a sua eficiência organizacional. A presente investigação analisa a relação entre o estilo de liderança autêntica e a criatividade dos colaboradores/das equipas, a qual pode ser explicada diretamente ou através da mediação da inteligência emocional e do capital psicológico positivo dos líderes e colaboradores/equipas. Além disso, analisou-se a relação da liderança transformacional e ética, da inteligência emocional e do capital psicológico positivo dos líderes como antecedentes de liderança autêntica. A amostra é composta por 159 equipas (159 líderes e 1258 colaboradores) de 3 Unidades Hospitalares e de 15 Centros de Saúde. Os dados foram recolhidos através de um questionário, onde os líderes se pronunciam sobre a criatividade dos seus colaboradores e os colaboradores sobre a liderança autêntica, transformacional e ética dos seus líderes e, ambos descrevem a sua inteligência emocional e capital psicológico positivo. Os resultados da investigação sugerem que a liderança autêntica assenta em características de liderança transformacional e ética como é expectável em termos teóricos, os quais validam empiricamente os argumentos teóricos que sugerem que a liderança autêntica se relaciona com a inteligência emocional e com o capital psicológico positivo, não explicando diretamente a relação entre a liderança autêntica e criatividade dos colaboradores/das equipas, mas indiretamente mediada apenas pela inteligência emocional. No que concerne às variáveis da caracterização das equipas, apenas a dispersão geográfica e o vínculo à organização influenciam a criatividade dos colaboradores/das equipas. Os resultados encontrados podem assim contribuir para uma melhor compreensão da liderança e gestão da criatividade dos recursos humanos nas organizações do setor da saúde.
Today organizations compete in an increasingly complex and global economy. Currently, to gain competitive advantage, innovation has become the greatest challenge of the organizations, and the creativity of human resources essential condition to achieve this goal and, consequently, health units, as organizations in other sectors, not can be oblivious to this reality, and must constantly improve their organizational efficiency This research examines the relationship between authentic leadership style and creativity of employees/teams, which can be explained directly or through the mediation of emotional intelligence and positive psychological capital of leaders and employees/teams. In addition, we analyzed the relationship between transformational leadership and ethics, emotional intelligence and positive psychological capital as leaders of authentic leadership background. The sample consists of 159 teams (159 leaders and employees in 1258) of 3 Hospitals and 15 Health Centres. The data had been collected through a questionnaire, where leaders spoke on the creativity of its employees, employees on authentic leadership, transformational and ethics of their leaders, and both describe their emotional intelligence and positive psychological capital. Research results suggest that real leadership is based on transformational and ethical leadership characteristics as is expected theoretically, which empirically validate the theoretical arguments that suggest that authentic leadership is related to emotional intelligence and the positive psychological capital, not directly explaining the relationship between authentic leadership and creativity of employees/teams, but only indirectly mediated by emotional intelligence. In what concerns the variables of characterization of teams, only the geographical dispersion and the link to the organization influence the creativity of employees/teams. These results can thus contribute to a better understanding of leadership and creative management of human resources in the health organizations.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Recursos humanos (colaboradores) , Criatividade , Liderança autêntica , Capital psicológico positivo
Citação