Relatório de actividade profissional: o exercício – um meio para um fim

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
É, para nós, fundamental perceber e reflectir sobre a nossa formação enquanto pessoa, requerendo uma permanente abertura tendo em consideração tanto o que nos é estranho e longínquo quanto o que nos é próximo e pessoal. A presente dissertação de mestrado pretende caracterizar as fases do percurso do Treinador de Futebol, Rui Santos, onde são feitas referências à sua experiência resultante de um emaranhado de sensações e vivências. Também se pretende cruzar o estado da arte com a experiência profissional do Treinador para entender como a evolução da ciência tem influenciado a realidade da prática. Para isso delineámos e realizámos o enquadramento deste processo sob determinadas perspectivas que, por si só, mereceriam análise mais detalhada porque, por exemplo, definir em pormenor todos os princípios de um Modelo de Jogo é tarefa para fases ulteriores do conhecimento da realidade concreta da aplicação do mesmo. No entanto, não podemos deixar de ter normas orientadoras em diversos sentidos que nos permitam claramente aferir, definir e caracterizar a base e as linhas diretoras dos conteúdos metodológicos, referentes a um Modelo de Jogo, em Especificidade, assimilados e consolidados ao longo do contínuo processo de aprendizagem em íntima relação entre a concepção e operacionalização do mesmo (EXERCÍCIO); a dinâmica do competir revela-se parte integrante da dinâmica do treinar, sendo que os princípios comportamentais demonstrados pela equipa em jogo revelam coerência, congruência e assertividade entre o pretendido e o ocorrido.
It is crucial for us to understand and reflect on our training as human beings which requires a constant opening considering what is strange and distant as well as what is close and personal. This Master dissertation intends to describe the stages of my journey as a football coach making references to my own experience resultant from a great range of sensations and experiences. It is also meant to intertwine the art’s state/status/condition and the coach’s professional experience to understand how the evolution of science has affected real practice. Thus, we defined and conducted the structure of this process guided by certain perspectives which on their own are worthy enough of a further more detailed analysis because, for example, defining in detail all the principles of a game model is a task only achieved at a later degree of knowledge of its real use. However, we must have several guidelines which allow us to clearly survey, define and characterize the basis and guidelines of the methodological contents related to a game model, in Specificity which have been apprehended and cemented over this continuous learning process in an intimate relationship between the design and its own materialization (exercise); the dynamics of competition shows itself as part of coaching dynamics, and the behavioural principles displayed by the game during a game reveal the consistency, congruence and assertiveness between what’s desired and what’s accomplished.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Jogos Desportivos Colectivos
Palavras-chave
Futebol , Jogo , Treino , Exercício , Treinador
Citação