Educação em Investigação Operacional no Ensino Superior: a primeira fase de um estudo europeu
Data
2015
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Associação Portuguesa de Investigação operacional
Resumo
A educação na área de Investigação Operacional (IO -
Operational Research / Management Science) tem vindo
a registar avanços signi cativos, mas importa perspetivar
novos desenvolvimentos para o que poderá
contribuir a identi cação de fatores-chave relacionados
com os programas de IO no Ensino Superior.
No nosso país, o tema educação em IO foi pela primeira
vez objeto de sessão, tanto quanto é do conhecimento
dos autores, no IO2006 – XII Congresso da
APDIO [2], tendo o estudo desta temática prosseguido
ao longo de vários congressos e workshops da APDIO,
quer na vertente de educação em IO, quer na vertente
de metodologias de IO aplicadas em ensino [5,1].
Num contexto de cooperação internacional, parceiros
de instituições abrangidas pela Association of the European
Operational Research Societies (EURO), e da qual
fazem parte sociedades nacionais da Europa e de África,
decidiram desenvolver um estudo sobre educação
em IO, tendo como principal objetivo contribuir para
uma visão geral das práticas educativas neste domínio.
Na primeira fase, pretende-se conhecer os principais
aspetos relativos a: matrícula, redução da taxa de
insucesso dos estudantes de primeira matrícula, promoção
da continuidade, relevância de cursos e transição
de diplomados para o mercado de trabalho. Com
este propósito, a equipa elaborou um questionário dirigido
à comunidade de IO.Este estudo conduzirá a uma melhor compreensão sobre
a forma como, essencialmente na Europa, Instituições
de Ensino Superior (IES) - universidades, faculdades,
politécnicos e centros de investigação - estão a
abordar os tópicos de IO.
Descrição
Palavras-chave
Investigação Operacional , Educação