Fitnessgram®: "instrumento” fundamental para a disciplina de Educação Física e para a formação pessoal e educação desportiva dos alunos

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2º semestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento encontra-se subdividido em três capítulos distintos, sendo importante referir que o segundo e terceiro capítulos se encontram sobejamente relacionados. Por conseguinte, no primeiro capítulo, irá proceder-se a um balanço do estágio pedagógico, abordando diversas dimensões inerentes ao mesmo, bem como, todas as vivências, êxitos, dificuldades e novas aprendizagens decorrentes do supracitado estágio pedagógico. Irá ainda ser proceder-se a uma abordagem das áreas de ensino-aprendizagem nas quais o estagiário esteve mais continuamente inserido e debruçado, pois, grande quota-parte da sua intervenção pedagógica na escola se centrou nas práticas letivas de ensino-aprendizagem. Por fim, irá ser ainda abordada as diferentes áreas de intervenção e participação do núcleo de estágio na escola e na sua relação com o meio. No segundo capítulo, proceder-se-á à apresentação do documento de apoio que fora realizado pelo núcleo de estágio como suporte bibliográfico para a ação de formação realizada na escola, intitulada “FitnessGram: “instrumento” fundamental para a disciplina de Educação Física e para a Formação Pessoal e Educação Desportiva dos alunos”. No terceiro capítulo deste documento encontra-se um estudo-caso, realizado pelo núcleo de estágio, como complemento ao documento de apoio, tendo sido apresentado à comunidade escolar na referida ação de formação. Todos os trabalhos apresentados ao longo deste documento são a imagem de todo o trabalho e dedicação que mantive ao longo desta última fase da minha formação académica, sem dúvida, a mais marcante e enriquecedora de todas as que já havia vivenciado, pois permitiu-me crescer enquanto pessoa e sobretudo enquanto profissional, inserido no contexto educativo.
This document, entitled Report Stage, was written as part of the course Interdisciplinary Seminar 1/2, the 1st and 2nd semesters of the 2nd cycle of studies, corresponding to the degree of Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This document is divided into three distinct chapters, it is important to note that the second and third chapters are widely related. Therefore, the first chapter will be carried out an assessment of teaching practice by addressing several inherent in even dimensions, as well as all the experiences, successes, challenges and new learning resulting from the aforementioned practicum. Will still be proceeding to an approach to teaching and learning areas in which the trainee was continuously inserted and bent over therefore large share of their pedagogical intervention in school Term practices focused on teaching and learning. Finally, will be further addressed the different areas of intervention and participation of the core stage in school and in their relationship with the environment. In the second chapter, it will proceed to the submission of supporting document which was conducted by training group as bibliographic support for the action of training undertaken at school, entitled "FitnessGram" crucial instrument for the discipline of Physical Education and for Staff Education and Sport of the students' training. In the third chapter of this paper is a study-case, conducted by training group, in addition to supporting document, having been presented to the school community share in that training. All works presented throughout this document are the image of all the work and dedication that kept along this last phase of my most remarkable and enriching all who had experienced academic, undoubtedly because it allowed me to grow especially as a person and as a professional, inserted in an educational context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Aptidão física , Atividade física , Fitnessgram®
Citação