Prática letiva no 1º ciclo do Ensino Básico

Data
2014
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Resumo
O termo escola deriva do latim “ schola”, referindo – se ao estabelecimento onde se dá e se recebe instrução, englobando, evidentemente, o grupo docente e discente da escola. Na verdade, cabe ao Estado garantir a educação de todos os cidadãos, uma educação que se preze pela qualidade de ensino, oferecendo boas condições de trabalho a todos os intervenientes no processo ensino – aprendizagem. Neste projeto pretendo fazer um enquadramento pessoal e profissional, ao nível do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, visando várias vertentes: - o Primeiro Ciclo no Sistema Educativo Português, fazendo referência aos princípios orientadores e finalidades educativas deste nível de ensino; - o meu percurso profissional nos últimos cinco anos letivos, em que farei referência às escolas onde lecionei; as características das turmas que me foram atribuídas; a continuidade pedagógica dada a essas mesmas turmas e formações realizadas; - a prática letiva neste ciclo, em que abordarei os tipos de avaliação utilizados; as orientações programáticas; as estratégias implementadas e a articulação existente; - (In) Satisfação Profissional, referindo as condições de trabalho e condicionantes para a satisfação ou insatisfação sentidas na prática letiva; - Supervisão Pedagógica. O propósito deste relatório de atividade profissional é, acima de tudo, refletir sobre a minha prática letiva nos últimos cinco anos, permitindo – me analisar, de forma pormenorizada, as metodologias e estratégias de ensino, contribuindo, sem dúvida, para um maior enriquecimento profissional e pessoal, para assim poder fomentar a todos os alunos o gosto pelo saber, ajudando – os a serem crianças autónomas, responsáveis e ativas.
The term school derives from the Latin "schola", referring to the establishment where – if you give and receive instruction, including, of course, the teacher and the school's student group. In fact, it is incumbent upon the State to ensure the education of all citizens, a self-respecting education by teaching quality, offering good working conditions for all those involved in the teaching process-learning. In this project intend to make a personal and professional framework, the level of the first cycle of basic education, aiming at various chapters: -the First cycle in the Portuguese educational system, making reference to the guiding principles and educational purposes of this level of education; - my professional career in the past five school years, in which I will make reference to the schools where I taught; - the characteristics of groups that have been assigned; - pedagogical continuity given to those same classes and trainings held; - the letiva practice in this cycle, in which I discuss the types of evaluation used; programmatic orientations; the strategies implemented and existing articulation; (In) job satisfaction, referring to working conditions and constraints for the satisfaction or dissatisfaction felt in practice letiva; - Pedagogic Supervision. The purpose of this professional activity report is, above all, reflect on my letiva practice over the past five years, allowing me to analyze, in detail, the methodologies and strategies for teaching, undoubtedly contributing to a greater professional and personal enrichment, in order to encourage all students a taste for knowing, helping them to be autonomous children responsible and active.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Ensino básico 1º ciclo , Supervisão pedagógica , Avaliação , Professores , Alunos
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