Famílias de acolhimento de idosos e de adultos com deficiência/incapacidade: capacitar para cuidar: necessidades formativas dos cuidadores

Data
2016-12-14
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Resumo
Este relatório resulta da análise ao estágio, realizado no período de 10 de setembro a 21 de dezembro de 2012, no Centro de Saúde de Celorico de Basto, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega, no âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório que integra o Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e procura descrever o seu contributo para o desenvolvimento das Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, de acordo com o Regulamento n.º 128/2011. Dos objetivos do estágio constam: aplicar os conhecimentos teóricos articulados com a componente prática, contribuir para desenvolvimento e consolidação das competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária, refletir sobre as práticas e as aprendizagens no contacto com a realidade e conceber, implementar e avaliar um projeto de intervenção com base no planeamento em saúde. Ao descrever o processo de aquisição de competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária tem por finalidade dar cumprimento a uma exigência pedagógica, contribuindo para a avaliação da unidade curricular. Neste sentido, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, partiu-se de um diagnóstico de situação realizado através de um estudo transversal, descritivo, relativo às famílias com pessoas dependentes ao seu cuidado, da freguesia de Ourilhe, para a definição das prioridades em saúde. Reformulamos o projeto, para dar resposta a uma solicitação do Instituto de Solidariedade Social, promovendo o trabalho em parceria, e mantendo o foco no papel da família e da sociedade como suporte dos cuidados, e direcionamos o projeto para o Acolhimento Familiar. Daqui decorre o desenvolvimento da intervenção formativa: “Capacitar para cuidar: necessidades formativas dos cuidadores” (famílias de acolhimento), com o objetivo de promover a capacitação das famílias de acolhimento do concelho de Celorico de Basto para um melhor cuidar. Com base nas necessidades indicadas pelo Instituto da Segurança Social, definiram-se as prioridades. Concebemos o projeto “Capacitar para cuidar: necessidades formativas dos cuidadores”, para o qual formulamos objetivos gerais e específicos e estratégias face à priorização das necessidades. Decorrente da execução e avaliação da intervenção, podemos concluir pelos indicadores de resultado que contribuímos para a capacitação dos responsáveis de 6 famílias de acolhimento e para a obtenção de ganhos em conhecimento relativamente ao acolhimento familiar, gestão e controlo do stresse e prevenção da infeção e, consequentemente, para melhor cuidar. Desenvolvemos, ainda, atividades no âmbito da vigilância epidemiológica na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde.
This report results from the analysis of the traineeship conducted from September 10th to December 21st, 2012, at the Health Centre Celorico de Basto, belonging to the Health Centres Cluster Tâmega I - Baixo Tâmega, within the curriculum unit Traineeship and Report that integrates the Master's Degree in Community Nursing at the Nursing School of Vila Real (University of Trás-os-Montes and Alto Douro) and seeks to describe its contribution to the development of the skills of the specialist in community nursing, according to the regulation no. 128/2011. The aims of the traineeship include: to apply theoretical knowledge in coordination with the practical component; to contribute to the development and strengthening of the skills of the nurse specialist in community nursing; to reflect on practice and learning in contact with reality and to design, implement and assess an intervention project based on health planning. By describing the skills acquisition process underwent by the specialist in community nursing, the report aims at fulfilling a pedagogical demand, thus contributing to the evaluation of the curriculum unit. Therefore, based on the methodology of health care planning, we started from a situation diagnosis performed through a descriptive study concerning families with dependents to their care in the parish of Ourilhe, to setting priorities in health. We redesigned the project to respond to a request from the ISS, promoting partnership work and keeping the focus on the role of the family and society as a support care and we aimed the project at the foster family. From here follows the development of the training intervention Train to Care- training needs of foster families, with the goal of promoting the empowerment of families in the county of Celorico de Basto for better care. Based on the requirements specified by the ISS, priorities were defined. We designed the project Train to Care, for which we formulated general and specific goals and strategies, according to the prioritization of needs. Resulting from the implementation and evaluation of the intervention, we can conclude, from the outcome indicators, that we have contributed to the training of those responsible for 6 foster families and to a better knowledge of foster care, management, control of stress, prevention of infection and consequently, to better care. We‟ve also developed activities related to epidemiological surveillance at the public health unit of the Health Centres Cluster.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Enfermagem Comunitária
Palavras-chave
Enfermagem em saúde comunitária , Pessoas com deficiência , Cuidadores , Idoso fragilizado , Famílias de acolhimento
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