Capacidades motoras: Influência da aplicação de um programa de intervenção escolar de força e flexibilidade em alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos

Data
2016-12-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório visa descrever todas as atividades elaboradas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física nos Ensino Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto. A estruturação deste trabalho baseia-se não só nas linhas orientadoras que regulam o Estágio Pedagógico, que expõem detalhadamente todo o procedimento, de forma a caracterizar o contexto de integração dos professores estagiários na Escola, a labuta do processo ensino-aprendizagem representado pela Prática Letiva, as atividades extracurriculares como a realização de atividades de cariz de Intervenção na Comunidade Escolar e Integração no Meio, como também a concretização de ações Científico- Pedagógicas através da realização de um artigo científico, intitulado Desenvolvimento das Capacidades Motoras: Influência da aplicação de um programa de intervenção escolar de força e flexibilidade em alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos. Em cada atividade constam os respetivos procedimentos nomeadamente o planeamento, organização, justificações e reflexões sobre as tomadas de decisão e algumas considerações. De um modo consistente este Estágio representa mais uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase. Por outro lado na parte científica deste relatório está apresentado todo o processo de investigação levado a cabo para a concretização do respetivo estudo científico, subordinado ao tema Capacidades Motoras na escola – Influência da aplicação de um programa de intervenção escolar de força e flexibilidade em alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade.
This report aims to describe all the activities elaborated and developed under the Teacher Training in Physical Education realized in Celorico de Basto´s School. The structure of this work is based not only on the guidelines governing the Teacher Training, that expose in detail the entire procedure in order to characterize the context of integration of trainee teachers at the school, the toil of the teaching-learning process represented by the teaching practice, extracurricular activities such as carrying out activities oriented Intervention in School and Community Integration in the Middle, as well as the implementation of actions scientific-Pedagogic by conducting a scientific paper, entitled Developing Motor skills: Influence of a program intervention school strength and flexibility for students aged between 13 and 15 years old. In each activity is listed the respective procedures, including planning, organization, justifications and reflections on decision-making and some considerations. In a manner consistent this Teacher Training represents a further step in the formation of a future physical education teacher consolidated by the supervision of teachers qualified and diligent that allowed the acquisition of many skills for this phase. On the other hand the scientific part of this report is presented the investigation process carried out for the realization of the respective scientific study, with the theme developing Motor skills: Influence of a program intervention school strength and flexibility for students aged between 13 and 15 years old.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Escola , Estágios pedagógicos , Educação física
Citação